ou

Imagem: Getty Images

Janeiro é o mês ideal para iniciar um planejamento de gastos. Veja alguns passos que você pode dar para se organizar nesse sentido:

Monte uma planilha com gastos e ganhos

O primeiro passo é montar uma planilha para as suas finanças. Não precisa ser complexa: basta listar o que você ganha e o que você gasta. Na parte onde está o que você ganha, inclua seu salário, vale-alimentação e outras receitas. Na parte de gastos, entram as despesas fixas (aluguel, TV a cabo, condomínio), variáveis (luz, água) e eventuais (presentes, jantares, cinema).

Tenha uma pasta para as contas do ano

Eu tenho uma pasta com 12 divisórias onde coloco as contas pagas divididas por mês. De todos os métodos que eu já utilizei, esse é o que funciona melhor para mim. Talvez você queira dividir as contas por categoria – tudo bem! O importante é organizá-las direitinho para nunca ter problemas com algo que você pagou e foi cobrado novamente, por exemplo.

Anote o que você gasta

Ande com um caderninho por aí para anotar tudo o que você gasta, ou utilize algum aplicativo para seu celular com este mesmo fim. Para os que não conseguem fazer isso, vale tirar todo mês um extrato detalhado da conta para saber para onde foi o seu dinheiro. Porém, se você não costuma pagar muitas coisas com o cartão de débito, isso pode não ser eficaz.

Faça um calendário de gastos

Tenha um calendário com os gastos previstos para o ano inteiro, mais ou menos assim:

  • JAN: IPTU (pagamento à vista com desconto), material escolar
  • FEV: IPTU (pagamento à vista com desconto), IPVA (pagamento à vista com desconto), material escolar
  • MAR: IPTU (pagamento parcelado sem desconto), IPVA (pagamento parcelado sem desconto), início do prazo de entrega do IR
  • ABR: Prazo final para a entrega do IR
  • MAI: –
  • JUN: Pagamento da restituição do IR
  • JUL: Pagamento da restituição do IR, rematrícula dos estudos
  • AGO: Pagamento da restituição do IR, licenciamento anual de veículos (placas final 1 e 2)
  • SET: Pagamento da restituição do IR, licenciamento anual de veículos (placas 3, 4 e 5)
  • OUT: rematrícula escolar, pagamento da restituição do IR, licenciamento anual de veículos (placas 6, 7 e 8 )
  • NOV: Pagamento da restituição do IR, licenciamento anual de veículos (placas 9 e 10)
  • DEZ: Pagamento da restituição do IR, décimo-terceiro salário

Se tiver dívidas, faça um acordo

Estabeleça um plano de quitação. Dívidas devem ser prioridade na hora de pagar para evitar o aumento dos juros.

Comprometa-se a gastar menos

Eu sequer ia colocar esse item nesta lista, pois geralmente ele figura em todas elas e já temos isso em mente. Porém, é importante sempre reforçar: gaste menos. No dia-a-dia, quando estiver tentado(a) a comprar algo, pergunte-se se aquele objeto vale mais que o valor do dinheiro que você tem. Veja também se não será mais uma tralha na sua casa. E ainda: encontre lugares mais baratos para fazer suas compras.

Invista no que importa

Se você tem uma sobra de dinheiro todo mês, não gaste. Invista em alguma aplicação, nem que seja somente na caderneta de poupança. A médio e longo prazo, essa nunca é uma solução da qual você irá se arrepender. Outra opção é fazer cursos de aperfeiçoamento profissional.

Lembre-se sempre dos seus objetivos de vida e use seu dinheiro a seu favor para alcançá-los o mais rápido possível!

Thais Godinho
17/01/2012
Veja mais sobre:
7
10 maneiras fáceis de economizar dinheiro
Organizando as contas
Ideia para ter dinheiro para presentes

 

  1. Amanda 17/01/2012

    Para quem tem carro, é bom incluir o seguro na planilha. Tive sorte de comprar o meu carro somente em abril, ou seja, de janeiro a março tinha a despesa c/o IPVA e de abril em diante, o seguro…

  2. ana rezende 17/01/2012

    Ola Thais!
    Quero lhe dar uma sugestão, eu li que vc tem planos de se tornar professora no futuro, e gostaria de lhe sugerir fazer algo parecido com isso, para ja começar a se aquecer..rsrs:http://www.lifeismessybootcamp.com…o que vc acha?…bjsss

  3. Marcela Gonçalves dos Santos 17/01/2012

    Quando eu quero comprar muito alguma coisa que eu sei que não é necessário no momento, incluo na minha listinha de desejos e coloco até foto hahahhaha (bolsa, sapatos, maquiagens). Essa dica de anotar tudo é muito boa, eu anoto na agenda de papel mesmo e no fim da semana passo pra o Organizze (www.organizze.com) o legal é ver os relatórios dele com os gráficos, fiquei impressionada com o quanto eu gasto em algumas categorias. Bj e mais uma vez parabéns pelo blog!!!!

  4. Thays Ribeiro 18/01/2012

    Olá Chará, estou adorando acompanhar o seu blog… ele é muito interessante, me ajuda a organizar do jeito mais simples.
    Bom estou precisando da sua ajuda, he… na verdade minha família está precisando. Vou contar um pouquinho da minha história:
    No momento eu minha mãe, meu irmão e minha irmã, moramos de favor na casa de uma outra irmã que é casada. No total somos 7 pessoas numa casa de sala, cozinha, dois quartos e um banheiro. Imagina juntamos moveis de 2 casa em 1. Imagina a loucura!
    Compramos um terreno e queríamos muito construir, mas já faz um tempo que estamos afundados em dividas. Tudo começou quando uma outra irmã minha se casou, um dia antes do dia batemos o carro e tivemos que pagar o conserto do nosso e do outro carro, ela ganhou de um tio nosso lá de minas um BOI, só que na viajem essa carne estragou e tivemos que correr no açougue pra comprar… e assim foi indo um empréstimo aqui e outro ali… tudo tentando pagar as outras…
    Só que agora que mais precisamos economizar minha mãe não quer mais ficar na casa da minha irmã, e está alugando uma casa de 5 comodos pra morarmos. Eu não concordei em momento algum… pq o dinheiro do aluguel poderíamos pagar alguma outra conta… ou até guardar para construir….
    O maior problema de todos, é que a ignorância dos meus irmãos não deixam eles perceber a burrada que vai ser… e outra eu sou a caçula da família tudo o que falo não serve pra nada.
    Me ajuda chará… eu ainda tenho planos de me casar. Primeiro queria ajudar a construir a casinha da minha mãe pra depois pensar em planejar meu casamento, só que do jeito que as coisas andam, acho que vou acabar casando antes do começo da construção.
    Na sua opnião, como faço pra resolver as dividas da família???
    Bjos

    • Thais Godinho respondeu Thays Ribeiro 20/01/2012

      Oi Thays, é muito difícil mudar os hábitos dos outros, eu nem tentaria para não me estressar! O que posso te aconselhar é planejar os seus próprios gastos para conseguir alcançar seus objetivos. Boa sorte!

  5. Raquel 03/03/2012

    Amei!
    Tenho um outro princípio para contenção de despesas, quando estamos “sem dinheiro” não temos nem R$1… Então faz diferença!
    Isso ajuda na hora dos gastos desnecessários.

  6. Suelen 19/11/2013

    Olá Thais

    Conheço seu blog a tempos… lembro uma certa vez vc passou o link de uma planilha de organização financeira, porém eu havia baixado a mesma em outro pc q não era meu… e acabei perdendo… e falei mto sobre vc e sue blog para uma amiga, e gostaria de saber se pode me passar o link novamente… ou qquer outra neste sentido q vc tenha utilizado.
    Grata

    Su