ou

Eu sempre falo aqui no blog sobre a importância de destralhar a casa para mantê-la organizada. O que acontece é que muita gente não consegue se desfazer de alguns objetos simplesmente por não saber o que fazer com eles. Muitas vezes ouço algumas pessoas dizerem que tem pelo menos uma sacola de roupa para doar, mas não sabem como. Ou então, que reciclariam o lixo em casa, se tivessem uma maneira fácil de entregar em algum posto de reciclagem. Então resolvi fazer este post falando de dois parceiros do blog que ajudam nessas duas questões.

Vale lembrar que, para ser parceiro do blog, a instituição (ou serviço) não pode ter fins lucrativos. Logo, este post não é um publieditorial, mas sim a divulgação de dois serviços muito importantes para a sociedade.

Como reciclar

O E-Cycle é um site sobre reciclagem, a favor de uma pegada mais leve. Lá, você encontra um sistema de busca para encontrar postos de reciclagem perto da sua casa, onde quer que você more em todo o Brasil. Eles também disponibilizam um monte de informações bacanas, como dicas para reciclar cada tipo de material.

Veja mais sobre a missão do E-Clycle aqui.

Como doar

Roupas e outros itens domésticos são sempre bem-vindos em caso de enchentes, desabrigados e até guerras.

O Exército de Salvação tem trabalhado intensamente para servir à humanidade sofredora. Através de ações como o auxílio à população de Santa Catarina atingida pelas enchentes em 2007, às vítimas da Guerra do Iraque, aos desabrigados de desastres naturais como o Furacão Katrina nos Estados Unidos e o Tsunami na Àsia e a promoção de programas de apoio aos portadores da AIDS no continente africano, a instituição tem aliviado o sofrimento de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Veja aqui um mapa com unidades do Exército de Salvação em todo o Brasil e doe!

Doando e reciclando, você não só destralha a sua casa como ajuda um montão de gente que precisa.

Thais Godinho
11/01/2012
Veja mais sobre:
18
Marie Kondo: coerência, spark joy e sobre fazer a mesma coisa de maneira diferente
Inspiração do dia: banheiro romântico
Dicas que você nunca imaginou para economizar energia em casa

 

  1. Valéria 11/01/2012

    O seu blog é muito útil e informativo. Estou tentando mudar algumas coisas aos poucos neste ano, já coloquei em prática dicas vistas aqui, o que tem me ajudado mto em minhas metas.

    Os links desse post também são mto úteis. Obrigada!

  2. Val 11/01/2012

    Oi Thais…
    Dicas otimas, eu sempre doo pras Casas Andre Luiz eles vão retirar em casa também… é uma otima opção pra quem é de SP: http://www.mercatudo.org.br/comodoar.php

    Um otimo 2012 pra vc !

    bjos

    Val

  3. Fernanda 11/01/2012

    Sério..amei esse post..sempre procurei no google sobre esses tipos de coleta e nunca consegui encontrar, por causa de telefones errados, etc. Lá em casa quando estraga algum computador, mouse, teclado, nós não temos coragem de jogar no lixo e tá lá guardado até acharmos algum lugar adequado para deixar, ou seja, tá igual a garagem do post abaixo, rs.

    Esse site é ótimo, Thais, e se você não se importar, gostaria de divulgar também lá no meu blog, pois acho muito importante as pessoas saberem!

    Bjos, bjos!

    • Thais Godinho respondeu Fernanda 13/01/2012

      Fernanda, fique à vontade. Obrigada!

  4. Pauline 11/01/2012

    Oi querida, parabéns pelo blog, é fantástico! Em Porto Alegre temos o Mensageiro da Caridade, que fez o mesmo tipo de trabalho do Exercito de Salvação.

    O Mensageiro da Caridade recebe qualquer tipo de material reaproveitável, como móveis, papéis, livros, jornais e sucatas recicláveis, como ferros, metais, alumínio, vidros, computadores e equipamentos eletrônicos. O que sobra em sua casa, é transformado em auxílio para muitas pessoas carentes. Informe a amigos e vizinhos sobre o serviço de coleta de donativos realizado pelo Mensageiro da Caridade.

    Para doações, chame o Mensageiro da Caridade.
    Ligue (51) 3223.2555
    http://mensageirodacaridade.com.br/

    Beijos!

    • Thais Godinho respondeu Pauline 13/01/2012

      Ótima dica, Pauline! Obrigada!

  5. Raquel 12/01/2012

    Tenho uma crítica quanto ao Exército da Salvação. Precisava doar vários equipamentos eletrônicos do escritório e liguei para o Exército. Foram atenciosos, pontuais, mas na hora de retirar a doação, só levaram o que era novo. Os equipamentos mais antigos “não eram interessantes para eles”. Poxa! Me dissessem isso quando eu liguei, não? Se há um padrão mínimo de qualidade para eles, não venham com o jargão “retiramos doações”. Fiquei seriamente ofendida. Das próximas vezes vou tentar a Casa André Luiz, instituições locais, mas o Exército da Salvação não me pega mais.

  6. Patricia Ferreira 12/01/2012

    Val, eu também faço doações para para Casas André Luiz.

    • Thais Godinho respondeu Patricia Ferreira 13/01/2012

      Meninas, também já doei para as Casas André Luiz. Obrigada por comentarem!

  7. CLAUDETE 29/05/2012

    Olá…fiquei muito animada em poder doar alguns móveis de escítório para o Exército da Salvação, mas infelizmente não foi possível concretizar a intenção porque eles não retiram em Taboão da Serra.
    Agora estou procurando outra entidade, se alguém puder me ajudar agradeço.
    Claudete

  8. Angela Chuang 28/07/2012

    Desculpa, pode parecer pergunta besta, mas de vez em quando eu nao sei se devo doar ou jogar fora… Porque eu fico pensando: eh lixo pra mim, mas pode ser valioso pra alguem? Mas, e se eu estou sendo ingenua? Enfim, se existe algum parametro entre: lixo x doacao, por favor me avisem? Muito obrigada!

    • Thais Godinho respondeu Angela Chuang 03/08/2012

      Angela, isso é bem pessoal… mas eu nunca doaria algo que esteja estragado, por exemplo, tipo uma meia toda furada (exemplo tosco, mas você me entendeu). =)

  9. […] Consegue abrir seu guarda-roupa e manusear as roupas que estão penduradas, separando as que não servem mais ou que você não usa há muito tempo. Coloque em uma sacola e telefone para fazer uma doação. […]

  10. Julia 27/11/2012

    Também existem os Ecopontos, da Prefeitura de São Paulo. São locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.
    Vejam os locais aqui:
    http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

  11. […] Saiba como reciclar e doar objetos […]

  12. Juliana Cupini 23/09/2014

    Moro em Porto Alegre e não estou conseguindo contatar o exercito da salvação daqui. Liguei para os dois numeros de Porto Alegre que estão no site e eles Sao inexistentes. Liguei para outras cidades gaúchas e nenhum número é de lá. O site está com as informações erradas e eu não consigo contatar ninguem.

    PORTO ALEGRE – RS
    Av. São Pedro, nº 1110
    São Geraldo
    Porto Alegre – RS Cep: 90230-123
    (51) 3343-7795

    CENTRO INTEGRADO DE
    PORTO ALEGRE
    Avenida São Pedro, nº 1116
    Bairro: São Geraldo
    Porto Alegre – RS Cep: 90230-123
    Tel: (51) 3342-4170

    Alguma sugestão?

  13. […] Saiba como reciclar e doar objetos […]

  14. […] Saiba como reciclar e onde doar objetos […]