ou

Quando eu pergunto às pessoas ao meu redor o que elas farão no feriado, a resposta é quase unânime: descansar. Por que será que estamos tão cansados? Sim, eu sei que descansar é importante (eu mesma farei isso), mas e os nossos sonhos ou atividades que estão pendentes há tanto tempo? Por que não aproveitamos esses quatro dias para colocar a vida em ordem?

Veja um mini-tutorial para isso:

Hoje, sexta

Dia de resolver pendências

Você deve estar trabalhando. Ligue seu motorzinho no 220 e resolva todas as pendências da semana. Reveja seus projetos, suas tarefas e liste o que precisa fazer quando voltar na quarta-feira. Pegue o período da manhã para finalizar tarefas rápidas e dedique o período da tarde para revisões e planejamentos. No final do dia, faça um balanço do que foi realizado.

Não faça hora extra. Vá para casa. Não saia para a farra – você precisa descansar e tem o feriado inteiro para isso. Jante algo bem gostoso (dê-se um luxo), veja um filme, enfim, faça algo fácil e relaxante que te agrade e vá dormir em um horário decente.

Talvez você queira ler:

Amanhã, sábado

Dia de se divertir

Acorde mais tarde que o normal. Se o seu relógio biológico estiver acertado, você acordará sem despertador por volta de 3h depois do horário em que acorda diariamente para ir trabalhar.

Não faça nada com pressa. Talvez você queira passear em algum lugar, almoçar fora. Seja o que for, volte cedo para casa. Quando voltar, veja o que precisa fazer em casa: lavar roupa? Lavar louça? Limpar a cozinha? Não precisa fazer nada hoje, mas faça uma listinha.

De noite, eu sei que você vai querer sair para se divertir. Vá. Divirta-se hoje, pois terá o resto do feriado para se recompôr.

Talvez você queira ler:

Domingo

Dia de cuidar da casa

Descanse o que puder, mas levante da cama quando achar que “já deu”. Não fique na moleza, perdendo tempo. Abra as janelas, deixe o vento entrar. Comece a riscar tarefinhas da sua lista de ontem.

Talvez você queira ler:

Segunda-feira

Dia de lembrar do trabalho

Certamente você tem algo relacionado ao trabalho que gostaria de dedicar um tempo mas nunca consegue. Pode ser um livro técnico, uma apostila, uma língua que precisa aperfeiçoar, uma apresentação que precisa rever. Aproveite esta segunda-feira para tomar providências com relação ao assunto.

Lembre-se que é o único dia parcialmente útil do feriado. Se precisar fazer compras ou ir ao caixa eletrônico, por exemplo, faça hoje.

Também é um ótimo dia para cuidar do seu sistema GTD, caso você faça uso dele ou queira começar.

Dica de leitura:

Terça-feira

Dia de planejar

Não faça nada muito pesado hoje. Aproveite para organizar o restante da semana, preparar sua roupa para amanhã, fazer listas de compras no supermercado e outras do tipo. Afinal, é feriado, então descanse.

Talvez você queira ler:

Um bom feriado para você!

Thais Godinho
11/11/2011
Veja mais sobre:
7
Resenha: Revista Casa & Jardim (out/2011)
Organizando uma festinha para assistir o Oscar
Sweet Paul Magazine (summer 2012)

 

  1. Vanessa 11/11/2011

    Eu não tô anda organizada pro feriadão :~
    Ai que falta de costume! Valeu pelas dicas!

  2. Flávia 12/11/2011

    ai, eu gosto tanto daqui…

  3. Aline 13/11/2011

    Preciso declarar que amo esse blog! E não é de hoje, não!! Quando me sinto um pouco perdida em meio a tantas e tantas coisas para fazer, entro aqui e vejo e posso tomar as rédeas da minha vida. Cada vez aprendo um pouco mais!

    • Thais Godinho respondeu Aline 14/11/2011

      Obrigada, Aline =)

  4. […] não chega um amanhã maior, eu visito o Vida Organizada que tem um post super legal sobre como aproveitar o feriadão, na esperança de uma solução para […]

  5. Suzanne 02/01/2012

    …sabe…achei esse blog numa noite em que não conseguia entender o que tava acontecendo comigo…Como me tornei uma pessoa tão desorganizada?Mas quando se perde um filho,acho que damos férias à nós mesmas e não sabemos mais o caminho pra se voltar…e isso tô tentando:achar o caminho de volta!Mas todos os dias,como se fosse um livro de cabeceira,tenho que passar por aqui…e aprendo.E muito.Nem sempre consigo colocar em prática.Como por exemplo,voltar a sonhar.Mas vou continuando tentando…Obrigada,pela nobreza de ensinar o que sabe àqueles que são,com certeza,eternos aprendizes!

    • Thais Godinho respondeu Suzanne 04/01/2012

      Suzanne, obrigada por acessar o blog e se dar ao trabalho de escrever. Espero que ele te ajude nessa fase. Boa sorte.