ou

Imagem: Free Foto

Eu moro em São Paulo e começou a tradicional época de chuvas que vai até março. Sinceramente, eu não sou muito chegada naquele calorzão de matar e prefiro o friozinho e um dia nublado, mas se tem algo que eu realmente detesto é ter que sair de casa em dia de chuva! Para dormir é perfeito, mas como todos os dias precisamos criar coragem para enfrentar a rua com uma tempestade, tem algumas dicas de coisas para ter sempre com você para tornar essa experiência menos estressante.

Leve em conta também que eu não tenho carro, o que tornaria tudo mais fácil, certamente.

O que eu sempre tenho em dias de chuva, então:

  • Um bom guarda-chuva. Pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas sai de casa com aqueles guarda-chuvas portáteis que ou acabam estragando ou não servem para nada. Esses guarda-chuvas são para ser deixados na bolsa caso não esteja chovendo e você não tenha muita certeza do tempo. Só. Se estiver chovendo, não seja masoquista e leve um bom guarda-chuva com você – de preferência daqueles grandões que não deixam quase você molhar o pé. Eu sei que é chatíssimo carregar guarda-chuva na mão, mas é melhor do que se molhar. Aceite a realidade e leve seu amigo.
  • Um sapato que não estrague e, se possível, impermeável. Mulheres têm uma aliada importante nessa corrida: Melissas! São feitas de plástico e, se molharem, tudo bem. Há também as galochas, mas eu acho meio feias para trabalhar – e não dá para tirar e colocar outro sapato, porque são inviáveis para carregar. Uma última opção é levar outro sapato (uma sapatilha que não ocupe muito volume) na bolsa ou mochila e trocar quando chegar no trabalho. Mesmo que você molhe o seu pé, não precisará ficar o dia todo com o sapato molhado. Homens podem usar a mesma técnica do substituto. Não se esqueça de também levar meias.
  • Uma mochila, em vez de uma pasta ou bolsa. Precisamos de mais espaço para guardar os itens anti-chuva e a mochila vai nas costas, atrapalha menos e deixa suas mãos livres para carregar o guarda-chuva e se equilibrar no ônibus ou no metrô.
  • Uma muda de roupa. Não tem NADA pior que trabalhar com roupa molhada porque pegou uma chuva desastrosa. Em janeiro deste ano, fui fazer uma entrevista de emprego e choveu bem no momento em que eu desci do ônibus. Não tinha ponto coberto nem toldos por perto e, apesar de eu estar com meu guarda-chuva grandão, a tempestade e o vento eram tais que eu cheguei encharcada no local da entrevista. Acho que a entrevistadora ficou com pena de mim e viu a tamanha vontade de conseguir aquela vaga, porque fui chamada, mas aquilo me ensinou uma lição importante: levar sempre uma muda de roupa quando estiver chovendo. E, claro: dentro de uma sacola de plástico impermeável. Use duas para garantir.
  • Uma toalha de rosto, por motivos óbvios.
  • Um pente e apetrechos para cabelo (elásticos, presilhas etc), pois eles dão uma enganada caso você tenha pego a_chuva.
  • Uma blusa quente, de preferência de lã. Você pode me achar maluca por sugerir levar uma blusa de lã em plena época de calor no Brasil, mas o fato é que, quando nos molhamos, a temperatura do nosso corpo cai bastante. A lã, ao contrário dos outros materiais, mesmo molhada ainda nos esquenta. Essa técnica eu aprendi quando fazia hiking e frequentemente pegava chuva, me molhava e passava frio. Leve sempre com você para não correr o risco de ficar doente caso pegue chuva. Você pode achar besteira, mas vai me agradecer. Não precisa ser uma blusa grossa – basta um cardiganzinho.

E você, tem mais algum item essencial para dias de chuva? Minha avó sugere uma capa, mas eu não gosto (uso mochila e fico parecendo corcunda). Meu marido disse que é uma boa levar desodorante ou uma colônia, para dar uma disfarçada caso precise trocar de roupa, e eu achei uma boa. Cada um acaba tendo seus itens de preferência e acima eu listei os meus, já que agora vou usá-los sempre. Espero que seja uma boa dica para você.

Thais Godinho
01/11/2011
Veja mais sobre:
16
Por que algumas pessoas sempre voltam para a bagunça?
Pare de comprar coisas durante algum tempo
Como viver uma vida com menos estresse: guia prático

 

  1. Clara Miranda 01/11/2011

    Eu tenho uma dica: um bom saco plástico. Daqueles mais grossinhos.
    Vai por mim, é sempre útil!
    Bêjo

  2. Apesar de está em Salvador e chover pouco nesta época do ano, apesar que ultimamente tem chovido muito por aqui, gostei das dicas.

    Minha sugestão, e que muitas mulheres esquecem, alem de levar uma muda de roupa não esquecer de levar uma muda de lingerie tambem, nada mais chato do que calcinha molhada não é?

    Abraços
    Leka

  3. Erika 01/11/2011

    O mais bacana de morar em SP é que o dia nunca será igual ao outro; eu tbm uso mochila (marca Risca que é impermeável! rsrsrs) para poder ir trabalhar e pegar ônibus. Na mochila tem um pouco de tudo, blusa de frio, guarda chuva, lanchinhos para a hora da fome, água, bolsinha com vários kits de sobrevivência tipo lenços umedecidos – qdo usamos banheiros públicos que não tem papel -, band aid, álcool em gel, gloss, espelho, lenço de papel, remédios para dores em geral, enfim, um super kit!. O melhor da mochila é q cada de tudo um pouco, mas que o peso fica dividido nas costas, diferente da bolsa que o peso fica num ombro só. Adoro morar em SP, mas ter q ir trabalhar na chuva é uó do borogodó! rsrsrs Eu tbm ODEIO calorzão, passo super mal, não tenho nem vontade de trabalhar (sou professora infantil da rede pública). Um beijo pra vc Thais!!! 🙂

  4. Erika 01/11/2011

    “O melhor da mochila é q cada de tudo um pouco, mas que o peso fica dividido nas costas, diferente da bolsa que o peso fica num ombro só.” RETIFICANDO: O melhor de se ter uma mochila é que cabe de tudo e o peso não prejudica a coluna, diferente do uso da bolsa, onde o peso fica concentrado em um ombro só. Desculpa, estou meio lesada, acho que é sono! Escrevi de uma forma errada no comentário anterior, perdão. Beijos!

  5. Liliann 02/11/2011

    òtimas dicas Thaís….
    como eu ando muito de tênis, sempre tenho um par de meias para trocar, pois sempre fico com os pés úmidos…

    Abraços

  6. Thais Bessa 02/11/2011

    Vixe, isso de morar na Inglaterra me deixou escolada em chuva. Antes na epoca da chuva em Goianaia ou Brasilia eu ficava louca da vida de ter que sair de casa e muita gente simplemente para na rua, seja nos carros ou a pe, esperando a chuva passar… Aqui, se formos fazer isso, nunca mais saimos de casa ou fazemos nada, porque chove muito, sempre. Aqui se a chuva nao for forte mesmo, a maioria das pessoas nem usa guarda-chuva. Eu ando com guarda-chuva, claro, mas tb so uso se a chuva for na gente, mas como todo mundo usa casaco grande pelo frio (mais luva, cachecol), ao chegar em algum lugar eh so tirar e pronto: a roupa de dentro esta seca!

    Quando andava muito com Bebella pe empurrando o carrinho e sem condicoes de segurar guarda-chuva, eu usava capa de chuva, mesmo em chuva forte. Tem umas bonitinhas!

    Os sapatos daqui acho que aguentam mais o tranco, ainda bem, porque galocha ou melissa eu nao uso, prefiro meu sapato derreter, rs.

    Bjos

  7. Vanessa 02/11/2011

    Oi Thais,

    Já leio seu blog há um tempinho (pelo feed) e nunca comentei (sim, que vergonha). Não consegui me conter ao ver esse post. Amei as dicas, pois já passei por vários perrengues. Aqui no RJ somos pegos de surpresa por aquele temporal maroto de fim da tarde.

    Uma dica legal que eu tenho, um amigo que me ensinou: saquinhos com fecho tipo Ziploc (daqueles que abrem e fecham, bem lacradinhos) que vendem em qualquer supermercado. Serve para embalar livros e revistas. Esses itens SEMPRE molham ou ficam com aquela “abinha” horrível pq a chuva deixa a sua bolsa/mochila sempre úmida. Acho que esses saquinhos servem até para as mudas de roupa, meia extra e tudo que foi citado no post. Uma maneira prática e limpa de deixar tudo organizado dentro da bolsa.

    Eu uso e aprovo.

    Bjs

  8. maria elide 02/11/2011

    Dicas maravilhosas!É´só seguir e se dar bem mesmo em tempos de chuvas.Valeu!!!

  9. Ana Carolina 03/11/2011

    Chuva é uó mesmo!! Também não tenho carro e é muito ruim! O que eu aprendí esse ano são os sapatos(Certa vez resolvi usar uma sandália de couro e estraguei ela!) uso sapatos quentes e confortaveis! e também o guarda-chuva – NADA DE FICAR COM VERGONHA DE USAR UM GUARDA-CHUVA GRANDÃO!! rs

  10. Kelly Barros 04/11/2011

    Ótimas as suas dicas. Aqui no Rio tem uma chuva estranha menina, chove por todos os lados, direita, esquerda, frente, costas e até por baixo, uma loucura! Acho que é por isso que todo mundo daqui usa guarda-chuva, daqueles bem grandões mesmo, quase não se vê sombrinha.
    Eu ando sempre com uma sombrinha na bolsa, guarda-chuva é muito grande pra carregar. Mas meu maior problema é mesmo o tênis que fica em situação calamitosa depois de uma chuva, ainda mais porque é branco. Beijos

  11. Renata Carvalho 04/11/2011

    E em caso de emergência é sempre bom ter um saquinho plástico para colocar o guarda chuva assim que vc entra em algum lugar. Tem coisa pior do que não ter onde deixar o guarda chuva e ainda ficar pingando o chão? parece que todo mundo está olhando para vc!

  12. […] Itens para ter sempre com você em dias de chuva […]

  13. Ângela Maria 02/01/2012

    E o que fazer quando a chuva começa assim que você sai do supermercado?? Como equilibrar o guarda-chuva numa ventania e dar atenção para as sacolas?? O_o

  14. Vanessa Carvalho 15/02/2012

    Hello meninas, amei as dicas…. e apesar de morar em um estado que as chuvas são difíceis…. (Piaui), quando chove aqui é um desastre e pra complementar todas as dicas diria que é sempre bom ter um bom creme de pentear…. pq no meu caso q tenho cabelos cacheados é altamente recomendável…. rsrs

  15. Ana Bia 17/07/2012

    Adoro seu blog . vc esqueceu de colocar um mini bote ,dobravel para colocar nessa mochila , pq do jeito que tem chovido .

  16. […] Itens para ter sempre com você em dias de chuva […]