ou

Eu estava selecionando minhas revistas para fazer o destralhamento habitual e encontrei uma matéria na revista Você S/A de julho (“Roubadas de carreira”) sobre estar no vermelho por comprar desnecessariamente. Dei uma relida e achei tão pertinente que resolvi trazer o tema para o blog.

A matéria traz um box com 10 perguntas para saber se você é um consumidor compulsivo. São elas:

  1. Você fica preocupado(a) excessivamente em ter coisas novas?
  2. Você compra para fugir dos problemas?
  3. Você compra itens desnecessários com frequência?
  4. Você fica inquieto(a), irritado(a) e ansioso(a) quando não adquire algo?
  5. Você se sente culpado(a) depois de comprar?
  6. Você faz compras sozinho(a) para evitar críticas?
  7. Você esconde os produtos adquiridos?
  8. Você omite o preço real dos produtos para quem pergunta?
  9. Suas relações familiares, profissionais e sociais são prejudicadas pelo seu hábito de comprar?
  10. Suas dívidas aumentam?

Para refletir!

Thais Godinho
26/10/2011
Veja mais sobre:
6
Organize seus gastos em 2012
Dicas para quem vai morar sozinho

 

  1. Ana Carolina 26/10/2011

    Minhas respostas são: NÃO! \o/
    Só na pergunta “Você compra itens desnecessários com frequência?” é que me pega um pouco pq tipo no supermecado acabo comprando umas coisas que depois vejo que tenho em casa (alem de doces, etc) mas quanto a todo o resto sempre tento comprar apenas o essencial!

  2. Sharon Caleffi 26/10/2011

    Oi Thais! Como funciona seu copyright? Posso copiar as perguntas no meu blog se eu colocar o link, ou você prefere que eu coloque só o link? O post sai no dia 29. Obrigada!

  3. Lilian de Freitas 26/10/2011

    Oi, boa tarde!
    Eu descobri por acaso e nunca mais me desgrudei dele, tenho me achado aqui…muitas dicas maravilhosas e eu sou uma pessoa que não consegue seguir uma rotina, para ser sempre organizada…
    rsrsrs mas muito obrigada e parabéns…

    Lilian de Freitas.

  4. Thais Bessa 27/10/2011

    Eu respondo “sim” a algumas destas, mas nao me acho compradora compulsiva porque nao eprco o controle e principalmente, nao fico endividada. Por exemplo, eu compro coisas desnecssarias e quando estou nervosa ou triste, mas isso nao afeta o orcamento. Se afetasse eu pararia, entao nao fiquei alarmada!

  5. Ana 31/10/2011

    Eu respondo SIM! 🙁 Eu realmente so estou bem a comprar e comprar. Vejo as pessoas com coisas que pro ventura axo giras e o meu primeiro pensamento éh: ” Onde e que ela comprou aquilo?” Quando ouço a palavra FIM DE SEMANA a única coisa a que eu associo é COMPRAS! Sou feliz a comprar e comprar. Quando não tenho alguma coisa sinto uma sensação estranha, torno-me numa pessoa que nao sou! Os meus pais ja me disseram que eu nao posso continuar assim! Que tenho de me controlar. è verdade que eles gastam muito dinheiro cmg. Eu compro as coisas chego a casa e por vezes ate me arrependo! Porque comprei por comprar. Tenho problemas e a unica maneira de me animar é SHOPPING! Por favor me ajude! Algumas dicas tambem sao bem-vindas Dicas para me contolar.
    obrigado 🙂

  6. Pedro Vinícius 13/02/2014

    Respondo sim a algumas dessas perguntas.

    Eu gasto todo meu dinheiro com shows !
    Eu sempre quero ir a show de uma banda ou outra, festa nos finais de semana, shows de reggae, rock, não consigo ficar parado em casa e vou em show atrás de show até meu dinheiro acabar ! =x