ou

Sempre quando penso em organizar algum ambiente da minha casa, fico de olho em como os profissionais fazem. Mas não só os profissionais de organização, e sim aqueles que trabalham em algo que demande organização do mesmo ambiente que eu quero organizar.

Ninguém está falando em ser profissional, mas em obter ideias para implementar no dia-a-dia.

Assim, eu venho observando alguns programas na TV sobre restaurantes e a dinâmica quando vou almoçar em algum lugar para ver o que posso tirar de lição. E, nesse caso, o que eu aprendi foi o seguinte:

  • O que é usado o tempo inteiro não deve ficar em prateleiras fechadas, pois o processo de abrir e fechar só atrapalha. Você sabe qual é a atividade na sua cozinha e o que você usa mais – deixe os itens bastante usados com fácil acesso. Guarde somente o que pode empoeirar, como batedeiras, por exemplo.
  • A qualidade dos equipamentos é fundamental, assim como dos materiais das cozinhas planejadas. Vale a pena pagar um pouco mais caro para investir em material de boa qualidade que durará bem mais tempo e atenderá melhor as necessidades diárias.
  • Com uma rotina tão corrida, o objetivo é otimizar tudo o que puder. Assim, sempre descubra novas técnicas para cozinhar mais rápido ou congelar alimentos.
  • Pense no processo de cozinhar como uma linha de produção: separar os ingredientes, cortar, prepará-los, montar os pratos. Não deixe para fazer tudo ao mesmo tempo quando pode antecipar e deixar tudo pronto para cada etapa.
  • Coifas são essenciais para “limpar” a fumaça.
  • A iluminação é a melhor possível e as lâmpadas são protegidas para que não caia nada nos alimentos caso alguma estoure.
  • O piso precisa ser antiderrapante para evitar acidentes.
  • Definir um cardápio é essencial. Veja como você pode fazer em casa.
  • Não tenha nada na cozinha que você não use ou seja desnecessário. Se ganhou um jogo de pratos que detesta, é melhor doar para alguém a manter ocupando espaço e atrapalhando. O mesmo vale para eletrodomésticos. Tem gente que tem dois liquidificadores, por exemplo. A não ser que exista um motivo de verdade, não vale a pena.
  • Da mesma forma, tenha todo o equipamento necessário para o dia-a-dia.
  • Divida a cozinha por áreas: área de preparo, área de cozimento, área de servir e área de limpeza. Tenha todo o equipamento necessários em cada uma delas. Um carrinho para servir, talvez?
  • Pendure tudo o que puder para liberar espaço nas bancadas.
  • Use avental, chapéu e luvas, quando necessário. Higiene é fundamental.

Eu acho divertido observar os hábitos de organização das pessoas e em lugares variados, pois acabo tirando diversas lições. Eu recomendo a você que faça o mesmo, pois às vezes a ideia mais simples está embaixo do nosso nariz e não conseguimos enxergá-la!

Thais Godinho
25/10/2011
Veja mais sobre:
6
A tática dos 15 minutos para acabar com a tralha
Toda mãe precisa de uma caixa de entrada física

 

  1. C 25/10/2011

    Dicas bastante uteis!

  2. Val 26/10/2011

    Adorei as dicas, são valiosas,
    Aproveito pra dizer que acompanho o blog diarimaente, nem
    sempre tenho tempo p/ comentar…mas adoroooo

    bjos

    Val

  3. Thais Bessa 27/10/2011

    A dica das areas de producao eh essencial, facilita muito. Eu nao curto muito essa onda de open shelving na cozinha. Primeiro porque por mais que seja de uso frequente fica empoeirado e engordurado, sim. E depois que 99% das pessoas nao sabe fazer o styling das prateleiras de forma bacana, ai fica ou parecendo baguncado ou cafona. Como eu nao sei se eu faria um bom styling, deixa pra la, rs.

    Destralhar eh tudo. Essa semana fui na casa de uma amiga e quando fui guardar a louca limpa quase infartei. Na gaveta de talheres nao cabia nada, mil pecas de jogos desencontrados. Se fosse minha tinha jogado tudo fora e ficado com um unico jogo de 24 pecas que estava inteirinho!

  4. EDVANIA 27/10/2011

    Cada dia que leio o seu blog aprendo mais e mais, obrigada por compartilhar comigo. Beijos

  5. […] Organize sua rotina de cozinha como nos restaurantes profissionais […]

  6. VITOR PINTO 15/10/2013

    vida organizada e um bom exemplo para os profissionais de cozinha seguir