ou

Já recebi diversas vezes pedidos para falar sobre como eu organizo os meus feeds. O post não será muito grande pois a resposta é muito simples:

1. Eu utilizo o Google Reader para agregá-los. Existem outros leitores de feeds por aí, mas por enquanto a ferramenta do Google foi a forma mais fácil e simples de fazer isso no dia-a-dia. Gosto bastante do Bloglines também, mas ele demora para atualizar os feeds e isso eu considero morte certa para uma ferramenta desse porte.

2. Eu organizo os feeds por categorias. Antes, eu separava por categorias dedutíveis, tipo “decoração”, “mídias sociais” e “moda”, por exemplo. Há algum tempo, resolvi otimizar esse processo separando por projetos em andamento na minha vida. Logo, tenho uma categoria “trabalho”, outra “pós”, outra “vida organizada” e por aí vai. A grande sacada dessa minha descoberta é que você 1) pode categorizar um mesmo feed em várias categorias e 2) fica muito mais fácil acompanhar as leituras de acordo com a área de atuação. Mas o principal: dá foco e permite que eu só mantenha os feeds realmente interessantes para o meu dia-a-dia, evitando aquele monte de sites e blogs que eu costumava adicionar antes e mal tinha tempo de ler. Essa nova categorização resolveu esse problema.

3. Só mantenho feeds atualizados. Não tenho uma frequência certa para fazer isso, mas ocasionalmente eu costumo dar uma olhada nas pastinhas e deletar feeds que não são atualizados há algum tempo. Não tem motivo para manter um blog ou site que não é mais atualizado, visto que eu dificilmente confiro arquivos antigos.

4. Tenho uma rotina de leitura de feeds para conseguir dar conta de tudo, mas nem sempre dá e eu aceito isso. O que eu faço é ler pela manhã os feeds relacionados ao meu trabalho, que continuo acompanhando ao longo do dia. De noite, antes de dormir, leio os feeds mais informais, o que inclui blogs diários. Precisa ter um certo desapego e “marcar tudo como lido” quando a rotina não permite a leitura de tudo. Quando é assim, eu passo os olhos para ver se não tem nada importante chamando a atenção e marco tudo como lido mesmo.

5. Abro em novas abas ou envio por e-mail os posts que quero comentar ou fazer algo a respeito, como postar na Inspiração do Dia aqui no blog ou no Twitter. Não fico perdendo tempo salvando nos favoritos, por exemplo. Quando tenho um tempinho para comentar nos blogs, abro a minha pastinha “comentar’ do e-mail (onde guardo todos) e vou comentando à medida que consigo. Quando o tempo aperta, infelizmente não consigo fazer isso.

6. Adiciono todo site ou blog que me interesse, desejando mantê-lo ou não. As atualizações futuras dirão se fiz certo ou errado, e se o blog for ruim, eu cancelo a assinatura na hora. Isso também evita o acúmulo de sites nos favoritos pois, se são favoritos, quero acompanhá-los diariamente, correto? Melhor deixar como feeds.

Bom, é basicamente assim que eu me organizo. Acho que a melhor dica que posso dar é a de categorizar segundo seus projetos, pois isso determina todo o foco restante.

E você, como organiza seus feeds?

Thais Godinho
20/10/2011
Veja mais sobre:
Como eu me organizo
19
Um pouco mais sobre as mudanças do blog
Manutenção do apartamento no outono
Planejando os gastos com a mudança

 

  1. Narinha 20/10/2011

    quando entrei no processo ‘novo apê’, comecei a adicionar um montão de blogs de decoração nos favoritos. aí entrava em um por um e tinha raiva pq mtas vezes não tinha sido atualizado e eu perdia tempo. Aí lembrei de um outro post seu sobre o google reader e resolvi adicionar todos lá. ainda me perco um pouco lá nas configurações, mas ter os blogs todos juntos e saber quais os que foram atualizados antes de entrar é tudo de bom.
    Agradeço a voce! valeu!!

  2. Thiago 20/10/2011

    Bem parecido com o meu método. Continue com o blog, é muito bom.

  3. Anna Costa 21/10/2011

    Minha forma de utilizar o Google Reader é exatamente igual a sua. A única coisa que eu não tinha me atentado ainda é sobre minimizar a utilização do “favoritos”, e agora que li seu post percebi que tenho quase 30 pastas cheias de links que quase nunca vejo. Vou jogar tudo lá.

    🙂

  4. Anna Costa 21/10/2011

    Por falar nisso, semana que vem o Google Reader vai mudar a interface, tá sabendo? Para maior integração com o Google Plus. Me deu medo. =/

    • Thais Godinho respondeu Anna Costa 21/10/2011

      Vi sim. Acho que só vai integrar ao layout novo do Google Plus, sem grandes mudanças estruturais…

  5. Michelle T. Amorim (@etmoncoeur) 21/10/2011

    Eu não costumava usar muito o Google Reader. Depois de ler esse post fui lá dar uma olhada, separei por pastas como vc disse e ficou muito mais fácil acompanhar os blogs que eu costumo ler =)

  6. Jackie Zanineti 21/10/2011

    Juntei meus favoritos e aqueles que enviavam atualizações por e-mail no Google Reader.
    Mas pra separar por categoria só achei a opção pacotes, é assim que vc separa as categorias?

    • Thais Godinho respondeu Jackie Zanineti 24/10/2011

      Por pastas! Mas vi que vc já conseguiu.

  7. Jackie Zanineti 23/10/2011

    Já descobri *.*

  8. Jackie Zanineti 26/10/2011

    Uma pena que o Reader não comporte alguns sites…

  9. […] Como eu organizo minhas leituras via RSS […]

  10. […] Como eu organizo minhas leituras via RSS […]

  11. Bruna 27/01/2012

    Achei seu blog a pouco tempo, adorei! E inclusive, já apliquei algumas coisas na minha rotina!
    Sou viciada em planilhas, gostaria de compartilhar uma para organizar leituras de livros, segue link:

    http://reidasplanilhas.com.br/blog/2009/05/paginas-de-todo-o-mundo-separe-os-livros-da-estante-e-planeje-suas-proximas-leituras/
    Responder · Curtir · Parar de seguir a publicação · há 2 segundos

  12. […] Organize suas leituras via RSS […]

  13. Daiane 21/12/2012

    Eu comecei a usar o Pocket (formally read it later) para “salvar” artigos que quero marcar como lido *agora* e ler com calma *depois*. (tudo isso no READER)

    O bom do Pocket para mim é que ele sincroniza automagicamente no meu celular e posso ler tudo no busão (vários conteúdos ficam disponíveis offline) durante meu trajeto para o trabalho.

    E já tira aquele artigo da minha cabeça, e da minha lista de não lidos do meu READER.

    Não uso mais favoritos, não acho util mais para mim. Um ou outro site que têm conteúdo estraordinários mas são mesquinhos e não publicam o FEEDS completo. (cada um sabe como configurar o próprio feeds, né? mas isso acaba com meu esquema)

  14. Daiane 21/12/2012

    Ah, esqueci de dizer. O pocket eu uso no Android e tenho uma extensão no google chrome, então, além de ter um botão “add to pocket” automagicamente adicionado na abinha do reader, eu posso marcar qualquer coisa da net para ler depois (como uma notícia, ou qualquer coisa)

  15. Lorena 20/09/2015

    Thaís, vim no blog em busca de uma resposta para esse dilema, mas o Google Reader já foi descontinuado. Como você acompanha suas leituras atualmente?

    :*

  16. renato 24/10/2015

    Compartilhei esse seu post alguns anos atrás no fb e fui lembrado hoje disso. Só to passando pra dar um toque que o Inoreader é tipo o Google Reader melhorado, dá uma olhada, o feedly nem chega perto…