ou

Imagem: Getty Images

A partir do momento em que você acorda, a pressão começa – tudo é uma correria e, mesmo tentando organizar as coisas anteriormente, o caos está ali esperando uma oportunidade para se instaurar. No trabalho não é diferente – prazos, telefonemas e problemas de última hora que insistem em aparecer. Ao chegar em casa novamente, tempo contado para dar conta de tudo o que precisa ser feito.

Fácil? Nem um pouco! Mães que trabalham fora de casa precisam aprender a administrar seu tempo, e mesmo organizando tudo já é difícil. Eu fico super frustrada no dia-a-dia por não conseguir fazer tarefas básicas que havia programado porque minha rotina é corridíssima. Então o que podemos fazer? Deixar a peteca cair? Jamais!

Veja sete maneiras eficazes para economizar tempo e, por consequência, conseguir fazer mais coisas (ou ficar sem fazer nada):

Defina metas

Em casa: Você pode definir, por exemplo, que até às 20h30 as crianças já terão jantado e estarão indo dormir. É uma meta. Você também pode definir que, às 23h em ponto, você vai se forçar ir dormir para não acordar um caco de manhã. O que você precisa fazer para tudo isso acontecer? Vá atrás dessas soluções.

No trabalho: Defina metas no trabalho para não se perder no mundo das tarefas urgentes. Defina que até amanhã na hora do almoço você terminará o relatório que vem adiando há uns três dias.

Faça uma lista de tarefas

Em casa: O que você precisa tomar de providências em casa? Guardar os CDs que estão em cima da mesa de centro? Costurar a manga de uma camisa que você usa muito e está sem usar há tempos porque descosturou e você nunca consertou? Ler para os seus filhos todas as noites? Defina tarefas e execute-as.

No trabalho: Separe os projetos em que está trabalhando no momento e liste as etapas em cada um deles. Vá riscando à medida que for concluindo. No início da manhã, liste as três tarefas essenciais que você precisa concluir até o final do dia. Foque nelas.

Seja multitarefa – com cuidado

Em casa: Uma coisa é listar com seu marido o que precisa comprar no mercado enquanto fatia os legumes. Outra totalmente diferente é conversar com seus filhos enquanto está compenetrada no computador. Ser multitarefa em casa às vezes é questão de sobrevivência, mas cuidado para não deixar o que é mais importante de lado. Tem que saber o que demanda atenção total.

No trabalho: É bom ser multitarefa com tarefas que não demandam muita atenção e você já faz no piloto-automático. Porém, cuidado: os maiores erros do dia-a-dia acabam acontecendo desse jeito! Saiba quando for a hora de fazer uma única coisa para não se perder.

Esqueça o spam

Em casa: Não abra qualquer e-mail que você não conheça ou que esteja na cara ser uma propaganda. Ah, o desconto parece incrível? Se você não precisa daquele produto ou serviço, não perca seu tempo lendo – mande direito para a lixeira.

No trabalho: Descarte de cara os e-mails que não sejam relacionados ao trabalho. Mesmo que sejam promoções interessantes, não é lugar. Aliás, sequer cadastre seu e-mail profissional em sites de cunho pessoal.

Faça pausas

Em casa: Mesmo o dia mais agitado do mundo deixa um tempinho de 15 minutos para você respirar – nem que tenha que se trancar no banheiro para isso. Um dos meus lugares sagrados é no banheiro quando vou tomar banho. Eu praticamente desligo ali para relaxar um pouco. Tenha os seus momentos para manter a sanidade mental.

No trabalho: Eu costumo trabalhar hard durante 1h30 e fazer 15 minutos de pausa. Nunca prejudicou o meu trabalho e sempre me manteve com um bom pique. Aproveite para beber água, conversar com alguém ou simplesmente olhar pela janela. Não pire, senão seu corpo vai forçar você a parar através de alguma doença advinda do estresse.

Agite a sua equipe

Em casa: Desnecessário dizer que todo mundo que mora na casa precisa ajudar? Bote as pessoas para trabalhar. Uma coisa é não saber fazer – outra totalmente diferente é ter má-vontade.

No trabalho: Delegue mais, se puder. Muitas vezes acabamos centralizando algumas tarefas que poderiam ser executadas por outras pessoas com até mais competência para tal. Não adianta querer abraçar o mundo porque, como eu falei no item anterior, seu corpo vai te cobrar isso uma hora ou outra. Dê o melhor de si, mas não se sobrecarregue.

Assuma a liderança

Em casa: Pare de esperar as coisas acontecerem. Se seu parceiro bagunça, tente entender o motivo e busque soluções. Nada de ficar reclamando porque só você faz tudo. Tome providências que ninguém mais tomaria se não fosse você.

No trabalho: Até hoje, eu nunca vi uma pessoa pró-ativa se dar mal no trabalho. Todo chefe gosta de profissionais dedicados e que vão atrás das soluções. Inove, arrisque-se, dê ideias. E, o mais importante: ajude as pessoas. Afinal, todo trabalho tem um ideal. Qual é o seu? Trabalhe por ele.

Será que você vai conseguir economizar um pouquinho de tempo com essas dicas? Eu espero sinceramente que sim.

Thais Godinho
03/10/2011
Veja mais sobre:
7
Sugestão de cardápio para a semana de 27 de agosto a 2 de setembro
Depoimento da leitora: “Por onde começar a arrumar a bagunça?”
Dicas da Sabesp para economizar água

 

  1. Miriã 03/10/2011

    Uau…
    Tudo o que eu precisa ler…
    Estava entrando em parafuso… preciso rever algumas coisitas.
    Obrigada pelas dicas muito valiosas… para quem estava se sufocando de tantas frustrações… 15 min. pra mim preciso…hehehe
    Casa e trabalho… o tico e o teco as vezes dão pane…rsrsrsr beijus

  2. Meire 04/10/2011

    Eu vejo que mesmo com crianças é possivel delegar a eles tarefas simples. Em casa meu mais velho (8 anos, 9 em novembro) ja’ é o responsavel por levar o lixo (nao junta-lo, eu recolhos os lixos da lixeira + reciclaveis e ele leva na lixeira do predio).
    Depois que segui a dica da Fly Ladies da rotina matinal e noturna, fiz uma simples pra eles e eles se acostumaram (trocar roupa, arrumar cama, escovar dente). Tem mesmo que movimentar o povo.

  3. Fabiana Alvim 04/10/2011

    Uau!!! Adorei as dicas e o blog! 🙂
    Volto com certeza!
    Beijos

  4. Sílvia 04/10/2011

    Simplesmente adoro seu blog… aos pouquinhos estou colocando coisas em prática 😀

  5. Lorena 11/10/2011

    Útil também para quem não é mãe, mas tem muuuuuuita coisa pra fazer! Dicas muito boas!

  6. […] 7 maneiras mais eficazes de economizar tempo (para mães extremamente ocupadas) […]

  7. Ana Paula Píres 03/07/2014

    ler isso me ajudou muito, mas não 100%, estou passando por uma fase um pouco mais complicada.
    minha filha acabou de fazer 11 meses e eu que trabalhava somente um período ganhei uma promoção , promoção na qual vai sim aumentar meu salário consideravelmente porem terei que trabalhar o dia todo, mas não termina ai além disso eu ainda faço faculdade de noite, ou seja vai ser uma luta conseguir organizar essa minha vida.
    sem contar também que estou de mudança para uma casa uns 15km de distância da casa da minha… (eu deixo minha filha lá para ir trabalhar)
    enfim resumindo…
    estou ficando louca com essa mudança, pensar em mobiliar a casa, promoção no trabalho no qual vou trabalhar o dia todo e vou ter que acordar super cedo para deixar e minha filha e ir busca-la super tarde, somente depois da faculdade, e ainda ter que chegar em casa e ter que cuidar de casa!

    estou para enlouquecer e não consigo me organizar 🙁