ou

Todos nós sabemos que o estado em que acordamos influencia diretamente em como será o restante do dia. Que tal melhorar um pouquinho essa situação e fazer com que suas manhãs (especialmente as de segunda-feira) sejam um pouco mais tranquilas? Veja algumas dicas:

1. Planeje o seu dia de trabalho

Pegue 10 minutos (sim, míseros 10 minutos) para escrever em seu caderno de notas tudo o que lhe vem à cabeça que precisa ser feito amanhã no trabalho. Não precisa definir prioridades agora – apenas escreva para ter uma ideia do que a(o) espera. Assim que você terminar a lista, marque com um asterisco o que for mais urgente.

Pronto. Em 10 minutos você antecipou o que fará amanhã quando chegar ao trabalho, em vez de ter que buscar lá no fundo da cabeça quando chegar para trabalhar.

2. Verifique e atualize a sua agenda

Você com certeza tem alguns compromissos essa semana ou tarefas que precisam ser feitas em datas específicas. A agenda serve para isso! Dê uma olhada no que já está agendado e faça novos apontamentos sobre o que precisa ser feito em dias específicos.

Não é para “chutar” tarefas em determinados dias (ex: “cortar a grama do quintal no sábado”). Não, não. É para colocar só o que tem data específica (ex: “terminar o relatório para a reunião de amanhã” ou “pagar a conta de luz”).

3. Separe a sua roupa e a sua bolsa para amanhã

Quem não tem esse hábito certamente acha que ele é uma bobagem. Vamos combinar assim? Você separa hoje a sua roupa para amanhã e, se achar que não facilitou a sua rotina matinal, você vem me dizer.

Eu sei o que você deve estar pensando: “não sei como estará a temperatura amanhã” ou “o tempo na minha cidade é maluco”. Gente, eu moro em São Paulo – a cidade que faz quatro estações em um só dia! O que a gente não pode fazer é usar essa desculpa para sempre para se vestir de manhã. Dê uma olhada no Climatempo para ter uma ideia (se vai fazer MUITO frio, calor ou chover) e se prepare. Para toda roupa, deixe uma alternativa “quente” com uma alternativa “fria” (ex: vestido de manga curta com cardigã e meia-calça grossa). Não tem como errar. É muito melhor fazer essas pequenas escolhas pela manhã do que ter que escolher a roupa inteira. Você economiza tempo! O mesmo vale para a sua bolsa (ou mochila): organize tudo hoje.

4. Defina seu café-da-manhã

Você já sabe o que irá comer amanhã de manhã? Uma fatia de pão integral com requeijão e peito de peru? Um potinho de iogurte com granola? Verifique se as embalagens já estão abertas e deixe os utensílios que irá usar já separados. Se for comer alguma fruta grande (ex: mamão), já deixe cortado na geladeira.

Se você tem filhos, isso é primordial. Prepare na noite anterior os lanches deles também para levar para a escola.

5. Durma mais cedo

Ok, você não precisa dormir às oito da noite, mas não vá dormir à uma da manhã! Saiba qual a quantidade de horas de sono ideal para você e programe-se de acordo com o horário em que precisa acordar.

Eu sei que você tem um monte de coisas para fazer e domingo é o seu único dia de descanso, mas com certeza você acordará reclamando amanhã do filme que acabou tarde hoje. Antecipe tudo para ir um pouquinho mais cedo para a cama. Não deixe para fazer tudo de noite.

Ah, e estas dicas não servem só para o domingo não, viu? Você pode lembrar delas todos os dias.

Para acordar bem disposta(o) e pronta(o) para enfrentar o dia, vale a pena investir um tempinho durante a noite anterior para organizar tudo. Daí você me conta amanhã se elas deram certo. Bom começo de semana!

Thais Godinho
18/09/2011
Veja mais sobre:
Rotinas
9
Checklist para mudanças
Entrevista com a personal organizer: Regiane Deppe (Organare)
Minhas caixas de entrada

 

  1. Rachel 18/09/2011

    Sério… Eu adoro teu blog!!!

  2. Camila 18/09/2011

    Ah Thais, você nem imagina mas é a minha personal organizer. Não vivo sem as dicas do dia.

    Grande abraço.

  3. Carol 18/09/2011

    Sério… eu adoro teu blog!!²

  4. Fer Santos 19/09/2011

    Descobri esse site faz poucos dias e estou encantada!!! Sou portadora de DDA ( distúrbio de déficit de atenção) e só Deus sabe a luta q é tentar domar a desorganização e o caos da minha vida. Suas dicas estão me ajudando muito, leio todos os dias. 🙂

  5. Vivien Morgato 19/09/2011

    Costumo fazer isso há um tempo e não só torna mais light a manhã,como economiza um tempo enorme e…evita gafes: antes eu pegava uma roupa na hora e pronto, portanto, já tive o mico de ir trabalhar com uma blusa descosturada. #fail

  6. Thabada 21/09/2011

    Thais,

    Aprendi com minha mãe o hábito de separar as roupas na noite anterior, e olha faz toda a diferença mesmo!

    Abraços,

    Thabada

  7. Muito bom! Vou seguir todas as dicas.

  8. Simone Longhi 25/09/2011

    As suas dicas são ótimas.
    Em casa sempre organizo a noite e mesmo assim às vezes nos atrasamos, imagine sem esta organização.
    Abraços…

  9. Brena Caroline 17/05/2013

    Adorei o post !! arrumar a bolsa e separar as roupas no dia anterior realmente fazem Toda a diferença !!
    =)) amo o blog !!