ou

Imagem: Getty Images

Veja como o uso de rotinas pode facilitar diversas áreas da sua vida:

Planejamento de refeições – Pode ser que você já planeje o cardápio da semana inteira para a sua família, mas pode ser que não. Veja como planejar o menu semanal (para mães e pais muito ocupados) e nunca mais peça pizza na terça-feira à noite por não ter o que comer.

Compras – Quando você tem uma rotina de compras, não precisa ir todos os dias ao supermercado ou à farmácia porque lembrou de algo que precisava ter comprado antes. Você vai montando a sua listinha ao longo da semana e elege um dia para as compras. É claro que você pode, vez ou outra, fazer compras fora do dia que estipulou para isso, mas o importante é que seja exceção.

15 minutos de destralhamento – Destralhar a casa é uma terapia e a psicóloga aqui (cof) indica uma dose diária de pelo menos 15 minutos nesse processo. Sempre temos embalagens, papéis e lixos no geral perdidos pela casa e fazer esse destralhamento deve fazer parte da sua rotina para manter a casa sem tralha.

Hora de acordar – Ter uma rotina para quando acordar faz com que você não perca tempo e não se atrase.

Hora de dormir – Da mesma forma, quando você cria uma rotina pré-cama, antecipa diversas atividades que normalmente deixaria para fazer de manhã, te atrasando.

Limpeza – Você pode definir o que funciona melhor para você: limpeza semanal geral, limpar cada dia um cômodo, limpar cada semana um cômodo e fazer um pouquinho por dia etc. O importante é estabelecer uma rotina de limpeza para a sua casa sempre estar agradável de viver dentro.

Lista diária de tarefas – Eu tenho uma lista diária de tarefas com tudo o que precisa ser feito “senão a casa cai”. Tarefas simples, mas essenciais, como lavar a louça, arrumar a cama, limpar a pia do banheiro etc. Faça a sua também e foque nela para manter sua casa minimamente limpa no dia-a-dia.

Processamento de e-mails e correspondências – Filtre as cartas que chegam em sua casa no momento em que você se deparar com elas. Jogue fora o que for lixo (e você nunca lerá), separe as contas a pagar na sua pastinha correspondente e o que deve tomar alguma providência (responder, agradecer, cadastrar etc). Quando ao e-mail, veja como não entrar em pânico e se resolver de vez com sua caixa de entrada.

Pagamento de contas – Habitue-se a guardar as contas que chegam em uma pastinha de contas a pagar. Você também pode anotar os vencimentos em sua agenda, para não esquecer.

No trabalho – Ter uma rotina no trabalho também pode ser útil para aquelas tarefas diárias, semanais e mensais que você não pode esquecer de fazer. Faça uma lista de cada uma delas e deixe à mão para consultar sempre.

Lavanderia – Da mesma forma que você separa um dia para compras, separe um dia para lavar roupas. Se você viver com mais de uma pessoa em casa, pode estabelecer um dia para cada um. O que não vale é deixar para lá e chegar na segunda-feira sem ter o que vestir.

As rotinas podem ser úteis em diversas ocasiões do dia-a-dia. Em que área você acha que elas são mais úteis?

Thais Godinho
17/09/2011
Veja mais sobre:
5
Linkagem de domingo {25}
25 bons motivos para você se organizar
Plano de ação diário

 

  1. Miriã 19/09/2011

    Planejamento de rotina…
    Amooo…
    Quem faz nosso almoço lá em casa é meu marido, pois trabalho o horário comercial e ele no período da tarde.
    Quando falava antes de ter cardápio da semana ele achava ruim, quando a cozinha era por minha conta, agora perdi o posto.
    1 mês só… foi o suficiente, para ele aderir o cardápio semanal, pois assim na hora de fazer as coisas tem tudo o que você vai precisar né… tem coisas que só você passando sabe o quanto te ajuda!
    Beijus

  2. […] Use rotinas para melhorar sua produtividade […]

  3. […] uma lista de tarefas diárias para os moradores da […]

  4. […] primeiro lugar: pare de correr como barata-tonta sem saber direito o que fazer. Saiba como ter uma rotina para ajudar você a viver de forma mais tranquila e a alcançar seus objetivos. Também evitará a correria de […]

  5. […] mais cedo que os seus filhos e preparar o café-da-manhã, por exemplo, ou se vestir com calma. Ter rotinas facilita a sua vida tanto de manhã quanto de noite. Sobre a organização no geral, leia um post […]