ou

Se eu precisasse deixar um legado de dicas de organização para a humanidade, eis o que eu deixaria:

  1. Ninguém é 100% organizado, então pare de buscar a perfeição, pois ela é a maior inimiga de quem quer se organizar. Quando tentamos ser perfeitas(os), tendemos ao desânimo e mal conseguimos fazer o básico. Faça o melhor que puder, mas não pire porque você não é 100% organizada(o).
  2. Fazer um pouquinho por dia é a melhor maneira de se organizar. Pouquinho mesmo, coisa de 15 minutos passando com uma sacola pela casa inteira e jogando fora o que não presta (embalagens, papéis, lixo mesmo).
  3. Organização é um hábito, coisa que a gente faz todos os dias, e não “organizar o armário no final de semana”. Sempre que precisar tomar decisões no dia-a-dia com relação a “onde guardar isto ou aquilo”, procure encontrar a solução ideal.
  4. Veja sua casa como um santuário, onde ficam somente as coisas que você ama ou usa. Nada de tralhas sem sentido que só ocupam espaço e atrapalham a sua vida.
  5. Aproveite o tempo que você tem, em vez de reclamar da falta de tempo. Limpe a pia do banheiro em 30 segundos depois de escovar os dentes, por exemplo. Otimize.
  6. Esqueça a ideia de que rotina é uma coisa chata. Tenha suas listas diárias de coisas a fazer e vá riscando à medida que for fazendo. É sempre bom ter listadas aquelas atividades que você precisa fazer diariamente, porque, depois que elas virarem hábito, sua rotina estará instaurada e você não se estressará mais pois tem tudo no piloto-automático.
  7. Foque no essencial e esqueça o resto. Tem horas que precisamos assumir que não damos conta de tudo e a melhor maneira de tranquilizar a vida é deixando alguns pratinhos caírem. Ninguém consegue equilibrar tudo.
  8. Saiba o que realmente importa na sua vida. Será que você sabe o que é? Será que está trabalhando para atingir seus objetivos? Quando temos objetivos a serem alcançados e vivemos em busca deles, tudo passa a ter sentido. Você não vai ficar questionando sua vida todos os dias ao acordar.
  9. Pare de dar desculpas. A gente dá desculpas quando não sabe priorizar nada. Comprometa-se hoje a não dar mais desculpas e passar a fazer mais.
  10. Aprenda a conviver com as pessoas. Não diga que você não se organiza porque seus filhos bagunçam tudo, seu marido ou sua esposa largam tudo espalhado ou seu chefe não sabe definir prazos coerentes. Você não vive em uma ilha e precisa se organizar com o que é possível controlar. Sim, as pessoas podem ser desorganizadas, mas você precisa aprender a lidar com elas e com os imprevistos que podem vir a ocorrer. O que não pode é você entrar na onda e desistir de tudo.
  11. Você não precisa ficar viciada(o) em organização para conseguir se organizar, basta encontrar pequenas soluções práticas para o seu dia-a-dia.
  12. Pare de comprar coisas desenfreadamente. Quanto mais você compra, mais tralha terá em casa. Sempre questione se a compra do objeto compensa o espaço que ele ocupará na sua casa.
  13. Não guarde o que você não usa. Eu tenho certeza que, se você entrar em qualquer cômodo da sua casa nesse exato momento, encontrará pelo menos meia dúzia de itens que não precisavam estar ali. Então por que estão?
  14. Guarde seus documentos com cuidado. Tenha uma caixa ou pasta separada somente para eles.
  15. Cuide do que você tem, pois assim precisará comprar menos.
  16. Faça compras em casa, ou seja: verifique primeiro se você não tem alguma solução em casa antes de sair às compras. Reutilize embalagens, caixas, cestos, sacolas e o que mais puder.
  17. Doe mais. Ninguém nunca ficou pobre por doar o que não usa. Há muitas pessoas precisando e cada doação vale muito. Não precisa ser dinheiro. Roupas, móveis, objetos, calçados, tudo serve.
  18. Aprenda a dizer não. Só você pode fazer isso e evitar muito estresse. Uma infinidade de atividades e situações desagradáveis pode ser evitada se você tomar controle de sua própria vida.
  19. Não dá para organizar tralha, então nem perca tempo comprando pastas, caixas e arquivos para guardar o que não precisa ser guardado.
  20. Planeje o dia seguinte, em vez de ficar estressada(o) toda manhã. Antecipe tudo o que puder: a roupa que irá usar, a bolsa que levará para o trabalho, o lanche que iá comer etc.
  21. Aprenda com as outras pessoas. Observe como os outros se organizam e se desorganizam. O que você faria no lugar deles? O que poderia tirar de aprendizado para aplicar em sua própria vida?
  22. Faça backup e nunca mais perca a cabeça quando acontecer alguma coisa com o seu computador. Preserve seus arquivos.
  23. Preencha o tempo da sua vida sabiamente. Não deixe que o tempo passe sem que você esteja trabalhando em busca dos seus objetivos. Sempre que estiver cansada(o), pergunte-se se aquilo tem realmente importância. Veja como você pode organizar seus horários a fim de conseguir ir atrás do que deseja. Um curso nas férias, por exemplo.
  24. Durma bem porque, sem isso, você não conseguirá fazer nada direito. Mas não abuse. Encontre a sua quantidade de horas de sono ideal e utilize o restante do tempo a seu favor.
  25. Resolva coisas rápidas, em vez de postergá-las. Se apareceu algo para fazer e dura menos de dois minutos, resolva no ato. Às vezes, deixamos para depois uma coisa que já poderia ter sido resolvida rapidamente e pode estar atrapalhando outras.
  26. Cuide da sua alimentação. Assim como dormir, é essencial se alimentar direitinho para ter energia e ficar doente com menor frequência. Com mais energia, você conseguirá realizar mais atividades ou trabalhar melhor.
  27. Se você estiver cansada(o), descanse. Nada é produtivo quando estamos exaustas(os). Forçar o corpo é a pior alternativa.
  28. “Simplifique, simplifique, simplifique!” – Henry Thoreau.
  29. Leia mais. Existem dezenas de livros e revistas com ideias de organização. Sempre tiramos uma coisinha daqui e outra dali.
  30. Não deixe a organização ser mais importante que as coisas que realmente importam. Entre organizar um cômodo e passear com o seu filho, sempre escolha a segunda opção.
Se você pudesse deixar uma dica essencial de organização para a humanidade, qual seria?
Thais Godinho
13/09/2011
Veja mais sobre:
De férias/folga
32
Linkagem de domingo {76}
Checklist de julho 2015
A rotina diária essencial para manter a casa em ordem

 

  1. Iaci 13/09/2011

    Amei – ei!

  2. Dandara 13/09/2011

    ADOREI-EI!!!!!!!!!!!

  3. Dadinha 13/09/2011

    Thais como sempre adoro os seus posts.
    Para um apessoa como eu que tem como uma das metas para 2011 conseguir organizar-se, este post fez as minhas delicias.
    Posso postar no meu blog?
    http://dadinhahistorias.blogspot.com/
    Bj e excelente semana 🙂
    dadinha

  4. Vanessa 13/09/2011

    Adorei e vi essas dicas em outro blog hoje. Muito legal!!!
    Beijos

  5. Fernanda 14/09/2011

    Minha dica pra humanidade: arrume a cama, todo dia, logo ao levantar. Organiza metade do quarto em 1 minuto.

  6. Liliana Silva 14/09/2011

    Minha dica: organize todos os dias e não deixe acumular! Será bem mais fácil arrumar um grão de areia do que uma tonelada!

  7. Deize Cristiane 17/09/2011

    Ótimas dicas, lembra muito o sistema Fly, mas acho que o problema esta em mim, mesma trabalho fora e vivo dizendo que não da tempo.
    Adorei seu cantinho.
    Bjus e ótimo final de semana.

  8. Raquel 18/09/2011

    POST PERFEITO! 🙂 vou digulgar por todo o lado que eu possa! 🙂
    OBRIGADA!!!

  9. […] Aqui ela dá 30 dicas de organização essenciais. Confesso que eu vou demorar um pouco para me acostumar com uma vida mais organizada, mas eu vou fazer isso. Aqui ela comenta sobre 10 ferramentas para organização. Comprando tudo em 3,2,1… […]

  10. […] e ajuda a identificar exatamente onde está o seu problema, o que ajuda demais a resolver! # 30 dicas de organização essenciais para a sua vida # Top 10 desculpas das pessoas desorganizadas # Por que algumas pessoas sempre voltam para a […]

  11. […] 30 dicas de organização essenciais para a sua vida Se eu precisasse deixar um legado de dicas de organização para a humanidade, eis o que eu deixaria. […]

  12. Terezinha 23/04/2012

    Olha eu diria que começaria a deixar dicas de reciclagem ,pois organiza a casa e a cidade!É claro que todas informações são muito importantes eu adorei lee tudo aqui! Obrigada pelas dicas.

  13. Lidiane Pereira 26/06/2012

    Olá Thais, descobri seu blog há duas semanas e tenho que te dizer que já está fazendo uma diferença ENORME na minha vida… Sou casada e também tenho um filho com 2 anos, estou ficando viciada no Vida Organizada :-).. Moro em Portugal, e por aqui não encontramos nada parecido.. Estou feliz por te encontrar! Parabéns pelo Blog e tudo de bom pra você!!

    • Thais Godinho respondeu Lidiane Pereira 27/06/2012

      Obrigada, Lidiane.

  14. […] essa lista no Vida Organizada, blog que leio diariamente para ver se aprendo alguma coisa. Dos 30 itens, vou […]

  15. Benilton 29/10/2012

    Parabéns pelas dicas e pelo excelente Blog. Minha dica de organização é: sempre anote seus gastos diários e poupe uma parte do salário para o futuro, pois depois de tantos anos de trabalho todos merecem um descanso de qualidade e o dinheiro é uma ferramenta essencial para atingirmos esta qualidade. Abraço

  16. cristiane 01/11/2012

    Já seguia seu blog mais nao liaa tudooo nao, agora to mais dedicada a organizaçao estou gravida do meu segundo filho, e quero ser mais organizada. Parabens pelo blog.

  17. Anaí Nicoli Cabral 22/11/2012

    Minha vida está se organizando a cada dia, obrigada mesmo pelas dicas…..valeu….

  18. Isabel Abreu Gandarela 26/12/2012

    Dica para humanidade; leia o blog de Thais Godinho!!!! rsrsrs

  19. Zilda Stock 01/04/2013

    Oi, minha dica pra humanidade seria: adquiram um timer culinário (aquele que vc dá corda e ele desperta no tempo marcado), eu uso pra quase tudo: bolo no forno, máquina de lavar enchendo de água, feijão cozinhando,prazo pro filho sair da net e ir pro banho, etc…dá muito certo. O meu é um cozinheiro, mas já vi morango, galinha, xícara…E ainda é decorativo o danadinho. beijos. Zilda.

  20. Anderson 06/06/2013

    muito booom mesmo….

  21. MAGDA 30/08/2014

    ARRUME A MESA DE CAFÉ DA MANHÃ NA NOITE ANTERIOR. O arrumar aqui é : colocar na mesa toalha, xícaras, copos, talheres, alimentos que não são perecíveis etc.
    Acordar e ver que uma das primeiras tarefas do dia já foi feita me alerta “Ser UM dia organizada não muda a vida em nada .. mas ser na maioria deles faz a diferença” aí é só continuar com essa atitude…parece um ciclo.

    Ía postar “arrume a cama assim que acordar” mas a Fernanda foi rápida rs.
    Estou adorando seu Blog Thais Godinho !

    Beijos!

  22. […] texto que sempre gosto de indicar aqui no blog: 30 dicas de organização essenciais para a sua vida. Tentei listar todos os conceitos que considero importantes sobre organização nesse texto e pode […]

  23. dafila gomes 22/02/2015

    thais minha linda ja nao sei oq fazer ando super desanimada pra fazer tudo aq em casa ta tudo desorganisado e nao sei mais oq fazer …tipoi sei q o prolema ta em mim , e nao em meus filhos e no meu marido mas qria uma ajuad sei la tp presisando de um socorro ….

  24. Luciana Miguel 24/08/2015

    Organize primeiro suas emoções e pesamentos.

  25. […] mais algumas dicas sensacionais? Dá uma olhada no artigo #30 dicas de organização essenciais para sua vida, escrito pela Thais Godinho, no Blog Vida […]

  26. Andreia Amorim 20/09/2016

    Muito bom querida! Obrigada pelo tempo disposto a nos ajudar!

  27. Fábio 29/09/2016

    Muito bom, está de parabéns!! $uce$$o

  28. Luciana Gaillac 21/02/2017

    Nossa todas as dicas são ótimas e úteis!

  29. Mirella Atendente 14/05/2017

    Thais, parabéns por disponibilizar este riquíssimo material, não deixar acumular é fundamental! Adorei! Ótimas dicas,

  30. Beatriz 19/05/2017

    Extremamente funcionais essas dicas