Pular para o conteúdo

Voltando de um dia de folga com calma e sem estresse

Tirar um dia de folga no meio da semana é bom, mas sempre temos a sensação de que há muitos e-mails nos esperando e uma infinidade de coisas que deixamos para trás. Seja um dia ou um mês inteiro de férias, saiba como lidar com essa pequena opressão cotidiana e voltar ao ritmo sem estresse:

Chegue cedo

Chegue uma hora mais cedo que o habitual no trabalho para se ambientar e começar uma organização antes de todo o resto da turma chegar com mil cobranças.

Reveja antigos projetos

Nada como continuar de onde você parou. Sim, eu sei que existe uma infinidade de novos projetos que começaram depois que você saiu, mas você chegará neles mais tarde. Primeiro, é importante ver quais foram as suas últimas tarefas antes de sair para ter um norte.

Comece a ler seus e-mails

Todos nós sabemos que dá medo de abrir a caixa de entrada depois de um tempo fora, mas é preciso encarar. Comece criando algumas pastas:

– Ações a serem tomadas (mesmo que já tenham sido resolvidas mais tarde, por enquanto você ainda não sabe)
– Problemas resolvidos
РRefer̻ncias que precisam ser guardadas
РMensagens que precisam ser lidas com calma, mas ṇo se tratam de a̵̤es

Vá distribuindo cada e-mail da sua caixa de entrada nessas pastas. Você verá, aos poucos, que algumas providências já foram resolvidas. A ideia é ficar com a primeira pasta somente com o que está pendente atualmente. As mensagens que precisam ser lidas com calma são exatamente isso – algo para não lidar no momento, mas para não esquecer. Primeiro organize seus projetos e, quando tiver um tempo, dê uma lida em cada uma delas.

Delegue o que puder

Se alguém puder, enquanto você se organiza, tomar a frente de algumas tarefas que seriam suas, é a melhor alternativa. Nada pior que tomar atitudes sem conhecer direito os motivos e o andamento dos projetos. Explique porque está delegando e não se sinta culpada(o), mas apresse-se o tanto quanto puder.

Atualize sua agenda

Certamente, compromissos e prazos aparecerão. Não deixe de anotá-los. Não confie em sua cabeça! Muita informação que precisa estar em um sistema confiável.

Alterne tarefas

Você precisa resolver tarefas antigas (mesmo que seja somente ler ou responder e-mails), mas precisa ir pegando algumas tarefas novas. Procure se atualizar o mais rápido possível com relação ao andamento dos projetos e alterne as duas categorias de tarefas para agilizá-las rapidamente.

Faça pausas

Eu recomendo uma pausa a cada 1h30 de trabalho focado, pois senão você corre o sério risco de surtar. Pare um pouco, vá ao banheiro, beba água, encha o saco de algum colega de trabalho, e então volte mais descansado.

Pare de falar

Agora é hora de prometer menos e entregar mais resultados. Enquanto tiver pendências a resolver, mantenha a boca fechada e trabalhe!

Para a próxima vez que ficar um tempo distante do trabalho, programe-se melhor antes de sair:

  •  Notifique as pessoas que mais te contatam no trabalho de que você ficará off durante algum tempo. Oriente-as para conversar com outras pessoas se precisarem resolver algo específico que seria com você.
  • Verifique a sua agenda e garanta que não exista nenhuma reunião importante. Se tiver e puder adiantá-la, faça isso.
  • Esvazie a caixa de entrada que fica em sua mesa para ter controle do que entrar enquanto você estiver de folga ou de férias.
  • Esvazie a caixa de entrada de e-mails com a mesma finalidade. Certifique-se de ter resolvido todas as pendências ou ter delegado o que for possível.
  • Deixe tudo o mais organizado possível para a sua volta – apontamentos sobre projetos, notas sobre reuniões etc.
E você, acumulou muita coisa com esse feriado no meio da semana? Como está lidando com isso nessa quinta-feira?
Marcações:
Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

3 comentários em “Voltando de um dia de folga com calma e sem estresse”

  1. Não acumulou porque é começo de mes… amei as dicas vou entrar de férias e já estava pensando nessas coisas.. mas apenas uma coisa: chegar 1 hora mais cedo não dá, não dá mesmo!!rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *