ou

Imagem: Getty Images

Ficaram noivos? Sabe que existe um casamento pela frente mas não sabe por onde começar, especialmente porque a ideia ainda parece muito distante? Veja quais são os primeiros passos a dar depois do noivado:

Comunicar às pessoas

Afinal, quem fica noivo(a) quer compartilhar a alegria. Existem diversas maneiras de se fazer isso. Você pode simplesmente comunicar ou preparar uma festinha, por exemplo. Isso depende muito do estilo de vocês. Não se prendam a regras e convenções somente “porque é assim que se faz”. Alguns noivos gostam de manter a decisão em segredo durante algum tempo, o que é ok. O importante é fazer o que importa para vocês dois.

Se decidiram contar, com quem falarão primeiro? Com seus pais? Com os pais dele(a)? Com seus amigos? Algumas pessoas podem formalizar com um anúncio no jornal (especialmente em famílias mais tradicionais). Seja qual for a escolha de vocês, é uma decisão a ser tomada assim que ficarem noivos.

Pensar na data do casamento

Assim que vocês comunicarem o noivado, a grande pergunta será: “qual a data do casamento?”. Preparem-se para ouvir muitas e muitas vezes. Quando vocês ficarem noivos, pode ser que já tenham uma data em mente.

“A data do nosso aniversário de namoro no ano que vem.”
“Quando completarmos cinco anos juntos.”
“Assim que ele(a) terminar a pós-graduação.”
“Quando terminarmos a reforma do nosso apartamento.”

Seja a data que for, é bom ter um plano – mesmo que ainda demore mais de um ano. As pessoas naturalmente perguntarão e é bom para vocês mesmos se organizarem, economizarem dinheiro, fazerem contas e planejar tudo com calma. Por exemplo, se quiserem ter um casamento convencional, na igreja católica, precisarão reservar a data e existem igrejas com lista de espera de mais de dois anos (sim, acredite). Por isso, definir a data é importante.

Pensar no cenário geral

Como vocês imaginam o casamento de vocês? Algo simples, somente no cartório, ou um casamento pomposo e tradicional, com festa para muitos convidados? Certamente, algumas imagens já vêm em mente. Vocês não precisam definir nada agora, mas é legal ir tendo ideias. Talvez você queira se casar na praia, por exemplo, ou usar o vestido que era da sua avó. Tudo isso são peças-chave que ajudarão vocês a montar o casamento com a sua cara.

Definir um orçamento

Depois de ter uma ideia de como vocês querem se casar, dá para pesquisar quanto vai sair a brincadeira. Comecem a solicitar orçamentos para ver quanto sairá tudo e adaptar o orçamento de vocês. Talvez alguns membros da família queiram contribuir. É a hora de sondar! O quanto vocês poderão gastar é o que definirá o evento, pois de nada adianta querer um casamento dispendioso se vocês não têm condições financeiras para tal.

Fazer uma lista de itens para a futura casa

Talvez vocês já até morem juntos mas, se não morarem, pode ser uma boa ir pensando em como será a futura casa de vocês. Isso também inclui orçamento, mas é uma das partes mais gostosas porque envolve decoração, pintura, ideias com a cara de vocês.

Decidir que quer se casar e ser pedido(a) em casamento é um passo e tanto, mas muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que fazer depois. As dicas acima servem como uma sugestão de guia para esses primeiros passos rumo ao grande dia da vida de vocês.

Thais Godinho
25/08/2011
Veja mais sobre:
1
7 maneiras mais eficazes de economizar tempo (para mães extremamente ocupadas)
Dicas definitivas para economizar na compra do enxoval do bebê
FLY Lady e GTD: Zonas da semana

 

  1. […] Como começar a organizar seu casamento ou o que vem depois do noivado Ficaram noivos? Sabe que existe um casamento pela frente mas não sabe por onde começar, especialmente porque a ideia ainda parece muito distante? Veja quais são os primeiros passos a dar depois do noivado. […]