Morar em uma casa minúscula pode não ser uma possibilidade para todo mundo, mas há boas lições de organização que podemos aproveitar de quem vive desse jeito. Não tem como não pensarmos em simplicidade voluntária e viver com o essencial quando moramos em uma casa tão pequena. As dicas servem também para quem vive em imensos apartamentos de 50 metros quadrados (perto dessas casas, certamente o são):

1. Ter somente o essencial

Viver com o mínimo essencial é básico, simplesmente porque não cabe tralha em uma casa tão pequena.

2. Otimizar os espaços

Aproveitar o máximo possível cada lugar da casa, deixando alguns respiros para não ficar tão cheia de coisas. O importante é aproveitar o espaço embaixo da cama por exemplo, ou pequenos vãos para instalar estantes.

3. Viver sustentável

Aprender maneiras de reutilizar tudo, especialmente embalagens, a fim de reduzir o lixo.

4. Comprar menos

Já que você não tem onde guardar, não compre – a não ser que seja extremamente necessário.

5. Decoração funcional

Móveis e eletrodomésticos devem ser pequenos. Luzes devem ser instaladas na parede, em vez de ocupar espaço no chão ou em móveis. Muitas soluções de decoração devem ser encontradas com base na funcionalidade.

Veja o vídeo de uma pessoa que mora em uma casa minúscula:

E aí, você encararia?

10 Comentários

  1. Eu já morei em casa bem grande, e minha experiência se resume em duas coisas:
    a) é um martírio pra manter limpa; e
    b) você sempre tende a comprar mais e mais coisas pra “preencher o espaço” que está sobrando.

    Casa grande nunca mais!

  2. eu moro com meu marido em um sobrado de 65m² e estou tendo que aprender algumas lições na marra. isso porque ainda não temos filhos, mas eu já estou preparando a casa pensando que um dia teremos, e o terceiro quarto será dele (ou deles)

  3. Adoreii o vídeo e a casinha. Muito aconchegante, embora ás vezes me parece um pouco sufocante, principalmente aquele quarto (beem pequeno).Heheh. Mas a organização e distribuição dos móveis e objetos é ótima.

  4. Thais cada dia aprendo mais com vc, tanto a otimizar o tempo, como a organizar, mais o que tem mais me surpreendido no seu blog é sua visão em relação a consciência de não comprar o que não precisa, e sabe minha linda que isso é um conceito bíblico? Um conceito de Deus pra nós? Te admiro muito beijos.

  5. Nunca aprendi tanto sobre organização quanto quando eu morei em um apartamento minúsculo, com marido e duas filhas! Parabéns pelo blog!m Adorei de verdade!

  6. eu moro num apê de 63m2 e com o 2o filho, agora com 1ano e quase 9m, a casa ficou claustrofóbica. Nícolas encheu de uma forma que mal vejo a hora da mudança, agora um apê de 112m2. A casa não precisa ser enorme, mas quando se tem filhos, é bom ter mais espaço.
    Tanto é que o rapaz que agora tem esposa e filha, construiu aquela casa do lado da casa minúscula! Mais de um alí é demais!
    Em Setembro ou início de Outubro devo me mudar… já adotei meu caderninho da mudança com medidas de janelas para as cortinas, adaptações para os guarda-roupas, plantinhas pra horta na varanda… tem muita coisa pra organizar, realmente.
    o bom é que terei o dobro do espaço, mas não quero encher de coisas, quero ser organizada!!! continuo aki, grudaaada nas novis! bjs thaisinhaa=)

  7. eu moro com meu marido mais 3 filhos entre 9 e 6 7, a vida e muito dificl pois alem da bagunça delles eu sou bagunceira e desorganizada n aguennto mais socorro o apartamento tem um quarto só q cabe uma um colchao casalç e cama belixe eu um amario cam tv masi e muito apertadoo podem me dar dicas estou amando ler o site de vcs

  8. Sure! Except for the bedroom (too small), it’s seems perfect for me!

    Lovely home! (and nice website by the way)

DEIXE UMA RESPOSTA