ou

Ter uma rotina não é uma coisa chata. Quando falo sobre rotinas, muitas pessoas me dizem que “não são de ter rotina” ou acham que “rotina é um tédio”. Mas já foi provado que ter uma rotina é a melhor forma de tornar a vida de um ser humano de qualquer idade mais tranquila, porque gostamos de um mínimo de previsibilidade.

É sabido que o corpo necessita de rotina para seu funcionamento adequado. Da mesma forma, a mente precisa de tempo e calma para organizar o pensamento lógico, que reúne elementos, avalia cenários e toma decisões. O processo acadêmico, portanto, se desenvolve a partir de rotina para os estudos, de forma que basta a sua carência para comprometer significativamente o processo de aprendizagem do jovem, além de afetar sua integridade emocional. Ora, a espontaneidade nunca deixará de ser um valioso ativo – mas nada se constrói sem disciplina e organização. (trecho do texto Conversa sobre a importância da rotina)

Benefícios de ter uma rotina

  • Nosso corpo (metabolismo) se acostuma
  • Nossa mente também, pois sabemos o que vem a seguir
  • As crianças vivem de forma mais tranquila
  • Os adultos também
  • O tempo é melhor aproveitado
  • A casa nunca fica um caos
  • Não somos pegos de surpresa por ações que poderiam ter sido antecipadas
  • Seu desemprenho profissional melhora
  • Sua produtividade pessoal também
  • Fica mais fácil de lidar com imprevistos
  • Sobra tempo para fazer o que realmente importa
  • O dia-a-dia fica mais tranquilo
  • O dia-a-dia fica mais tranquilo
  • E, caso não tenha ficado claro: o dia-a-dia fica mais tranquilo

Como criar uma rotina

Faça listas – Abrace o maravilhoso e prático mundo das listas listando o que você precisa fazer, simplesmente. Eu sugiro a você que faça uma lista do que precisa fazer todos os dias de manhã, antes de sair de casa, e uma com todas as tarefas para fazer antes de dormir. Só essas duas listas já ajudam muito porque te colocam no piloto automático nos momentos do dia em que você costuma estar mais cansada(o).

Não acredite em soluções da noite para o dia – O que constrói uma rotina é o hábito – o ato de fazer a mesma coisa todos os dias. Então não pense que uma rotina de três dias deu certo ou errado, pois ninguém incorpora um hábito de um dia para o outro.

Foque nos períodos mais críticos do seu dia – Quando você costuma ficar mais cansada(o) e sem pique para fazer nada? Em que situações você se sente frustrada(o) por não estar conseguindo se dedicar 100%? Pense em como você pode se equilibrar quando estiver passando por isso. Antecipe determinados momentos e pense em soluções para não perder a cabeça quando acontecer.

Se você está acostumada(o) a “apagar incêndios diários”, ter uma rotina pode te ajudar a ter mais tranquilidade. Sabemos como o dia-a-dia é cansativo. Mesmo que você seja dessas pessoas que dizem não gostar de ter uma rotina, se sua vida é uma bagunça, por que não tentar?

Thais Godinho
20/08/2011
Veja mais sobre:
14
Webinar gratuito: Organize suas metas em 2016 com Vida Organizada e Todoist
Como viver uma vida mais simples
Guia para ler o blog

 

  1. vivika 20/08/2011

    Realmente Thais, listas são abençoadas! Aprendi a usá-las aqui, fiz todo o enxoval e preparativos para a chegada do meu bebê usando listas e funcionou muito bem! Enxoval pronto, malas prontas, móveis ok. Fica muito fácil visualizar o que foi feito, o que ainda falta. Agora sou adepta das listas. Quando saio vou com minha listinha do que tem que ser feito, ainda mais que minha gravidez é de alto risco e não posso ficar saindo direto, então tenho que aproveitar quando posso.
    Faz pouco tempo que frequento o Vida Organizada, foi depois da sua entrevista da CBN e já mudei muito por causa de suas dicas.

    Parabéns e Obrigada!

  2. Déia Q. 20/08/2011

    Bom dia Thais.
    Eu faço listas praticamente para tudo, até para não esquecer as coisas que preciso comprar e as coisas que preciso levar para viajar, senão, eu fico sem algo sempre ( risos ).
    É muito bom colocar nas listas o que precisamos fazer, o dia rende e a gente se estressa menos.
    Eu adoro.
    Bjs.

  3. Miriã 20/08/2011

    Bom dia Thais!

    Isso rotina, amoooo… segunda a sexta hehhe quando saiu dela, meu fim de semana não funciona. (Não aproveito quanto deveria)
    Essas listas são um bênção pra tudo, você economiza tempo e dinheiro!!! rsrsr.
    Minhas compras de mercado mensal: saem bem mais baratas, depois que obtive o habito de fazer lista de compra e de comer antes ir ao mercado kkkkk
    Bjus

  4. Dandara 20/08/2011

    Oi Thais, descobri seu site hj e estou encantada. Li vários textos antigos, cada um melhor que o outro.
    Parabéns!!

  5. Elvis Ferreira 20/08/2011

    Realmente, Thais! Por coincidência, eu estava pensando sobre isso nos últimos dias. Eu pensava comigo: “Só através da rotina é que eu vou conseguir evoluir!” Mas daí eu pensava.. “poxa, mas daí minha vida vai ser meio monótona e tal.. mas é esse o preço que eu vou ter de pagar pra conseguir realizar meus sonhos.. vou ter de ser disciplinado”. No seu texto, percebi que eu estava um pouco errado.. A rotina não faz nossos dias monótonos. Pelo contrário! Nos traz liberdade e tranquilidade. Dessa forma sobra tempo (mesmo que poucquinho) para fazermos o que realmente importa ou que nos dá prazer. No link da matéria “Conversa sobre a importância da rotina”, tem uma parte em que diz assim: “a rotina é o sustentáculo da própria liberdade”. E é verdade.

    Thais, depois que eu comecei a acompanhar o seus textos, tenho que te dizer.. minha vida deu uma mudada.. me sinto mais leve. Joguei muita tralha emocional fora ao invés de organizá-las. Simplifiquei minha vida e isso está sendo ótimo pra mim. Obrigado!

  6. Thais Godinho 20/08/2011

    Elvis, fico contente de estar ajudando. Mesmo!

  7. Gisele Lopes 21/08/2011

    Gostei muito Thaís!
    Essa semana mesmo fiz minha rotina da manhã e da noite, fiz listas de compras, fiz um planejamento financeiro incluindo uma poupança. Tudo isso facilita a nossa vida. Hoje mesmo o fato de seguir a rotina me ajudou, estava usando a mesa do meu escritorio,quando terminei, deu uma arrumadinha em tudo e qdo vi tinha uma documento em baixo da agenda que eu já estava esquecendo de enviar, fui beneficiada pela organização isso é muito bom!

  8. Susan Riet 23/08/2011

    Thaís! Seu blog é maravilhoso. Já leio o Vida Organizada faz algum tempo, mas ainda tinha me limitado de comentários. Mas quando vi esse post sobre a “rotina” pensei: era tudo que eu precisava. Alguém que me mostrasse uma maneira simples de aprender a ter uma rotina. E é aí que vem as listas…ainda to no começo do começo, mas algo me diz que isso vai facilitar muito a minha vida. Agora mesmo antes de ir pra faculdade, vou fazer a a segunda lista, aquela das tarefas antes de dormir. 😀

  9. […] Rotina de organização é importante Ter uma rotina não é uma coisa chata. Quando falo sobre rotinas, muitas pessoas me dizem que “não são de ter rotina” ou acham que “rotina é um tédio”. Mas já foi provado que ter uma rotina é a melhor forma de tornar a vida de um ser humano de qualquer idade mais tranquila, porque gostamos de um mínimo de previsibilidade. […]

  10. sara 19/09/2011

    Tenho 3 filhos e sou super desorganizada…tenho tentado fazer lista de tarefas, lista de compras e tudo o mais mas esta a ser muito difícil de cumprir tudo como deve de ser, eu sou super adepta de uma rotina mas não estou a conseguir organizar-me! Neste momento ainda estou em casa porque fui mãe pela terceira vez há pouco tempo, e só penso “se não consigo organizar-me agora com a casa então quando estiver a trabalhar vai ser uma catástrofe!! Passo o dia todo a arrumar a casa e não consigo nem sentar-me, chego ao fim do dia de rastos!! as vezes só me apetece deitar e esquecer a casa…mas depois tenho receio que apareça alguém de repente para visitar! E um stress…o que faço?? 🙁

    • Melissa respondeu sara 13/11/2014

      Bom dia ! Sara , minha mãe tambem esta na terceira gestação , so tenho 13 anos , mais sei como posso te ajudar! Estipule horarios , para tudo , assim voce consegue se organizar um pouco mais , como voce disse , voce tem listas , faça o seguinte :
      Sobre a casa , escolha um dia e faça faxina , a partir desse dia voce começa a limpar tudo quando se sujar , apos o almoço lave as vasilhas , deixaram cair algo limpe na hora , pois dessa forma voce evita sujeira , e evita que visitas cheguem e sua casa esteja desarrumada , assim voce consegue se cansar menos , e quando as criancas dormirem a tarde ou em algum horario em que a casa esteja quieta , voce aproveita para descansar , alem de voce nao estar tao cansada , porque as coisas vao se dividindo .
      Sobre a compra , como voce nao tera de se preocupar com a casa , sempre tenha uma lista do essencial para comprar , quando chegar o dia da compra , apenas faca uma revisao e adicone o que faltar ! Assim voce economiza tempo ! Sua filha (o) precisa de horarios tambem ! Como para comer , banho e etc.
      Voce tem outras criancas , nao sei a idade , mais faça um combinado , mande os guardar os brinquedos , guardar o que espalhar ! Eles comecam a ter disciplina e organizaçao , assim voce tambem nao se cansa !
      Espero ter ajudado , bjos !

  11. Thaylla Dias 20/10/2011

    Boa a noite a todos,eu queria saber e ler sobre uma pouco de rotina de escritorio.Estou fazendo esse curso no senac então eu queria uma orintação sobre essa profissão .

    • Thais Godinho respondeu Thaylla Dias 21/10/2011

      Oi Thaylla, o blog é sobre organização. =)

  12. Anônimo 17/07/2013

    Muito bom, vai me ajudar a ter uma vida mais prospera e orgaizada, obrigado =)