Imagem: Getty Images

Todos nós sabemos como é difícil incorporar um novo hábito em nossa vida, porque se estamos forçando determinada coisa é porque ela não é natural para nós. Então como fazer com que seja? Veja cinco passos para incorporar um hábito novo em sua vida:

1. Crie um plano

Planeje como e quando você irá começar. Pode ser que você já tenha feito isso no passado e não tenha dado certo. O problema não foi o planejamento, mas a continuidade. É ok fazer um planejamento. Sem ele, nada começa.

2. Dê o primeiro passo

Comece com um passo pequeno, mas que seja significativo. Suponhamos que você queira deixar de comer carne. Se você disser que passará uma semana inteira sem comer carne, vai parecer complicado. Pense que, só por hoje, você não comerá carne. Então, quando for almoçar, explore outras opções. Não pense no jantar. Apenas almoce. Deixe para pensar no jantar quando chegar a hora de jantar.

3. Conte para alguém

É difícil continuar sem incentivo. Conte para alguma pessoa que geralmente tem uma postura positiva com relação à vida que você tomou determinada decisão e está seguindo com progressos. Um simples elogio fará com que você continue, além da obrigação velada que você terá em mente – como outra pessoa já sabe, você “não pode” desistir.

4. Participe de algum grupo na internet

Encontre blogs, sites, listas de e-mails, comunidades no Orkut, pessoas falando sobre isso no Twitter, páginas ou grupos no Facebook sobre o assunto. Faça parte. Interaja. Isso manterá você motivado(a).

5. Dê um prêmio a si mesmo(a)

Quando você alcançar algum progresso significante (como por exemplo, fumar somente um cigarro por dia quando antes fumava um maço inteiro), presenteie-se com algo que queira muito. Você pode até fazer uma lista de prêmios para olhar sempre e se motivar a merecê-la.

Incorporar um novo hábito à nossa rotina é difícil porque temos a tendência em fazer tudo de uma só vez, então fracassamos. Fazendo com pequenos passos, tudo fica mais fácil e natural.

E você, gostaria de implementar algum hábito em sua vida? Qual?

13 Comentários

  1. Esse artigo (http://the99percent.com/tips/7040/Fix-Bad-Habits-Insights-from-a-7-Year-Obsession) explica algumas boas fórmulas de como iniciar e implementar de vez um hábito.
    Desde o período de condicionamento (que ele estabelece que seja por 30 dias), passando pela prática diária do hábito (é mais fácil ir caminhar todo dia que somente três dias por semana), até o belo discurso final onde ele diz que mudança de hábitos te dá liberdade.

    Ou você controla seus hábitos, ou eles te controlam.

    Espero que seja útil. 🙂

  2. Preciso me disciplinar em agendar e consultar.
    Como fazer uma agenda l´gica dos meus afazeres diarios, semanais e mensais.

  3. Eu preciso me disciplinar a dormir cedo, para acordar cedo! Para tambem er um dia mais produtivo e saudavel com minha filhota… Tá difícil! Sempre tive habitos noturnos, sempre precisei acordar cedo no “dia seguinte” (que nunca é dia seguinte pois a madrugada já entrou) e sempre segui sonada, com olheiras… Mas agora com minha filha cada vez mais percebo a necessidade de ter rotina nisso! começamos o dia muito tarde, porque já fomos dormir muito tarde, quando a manhã já foi embora… e Tendo um bebê isso é ruim… Legal acordar cedinho aproveitar o sol da manha e fazer do dia, um dia produtivo e gostoso…

  4. Preciso me organizar melhor em tudo e criar o hábito de antes de sair pensar em todas as coisas que preciso para não esquecer por exemplo uma chave, ou deixar de levar algo para um passeio, ou seja, ter realmente planejamento diários, como incrementar esses hábitos na minha vida

  5. Eu preciso me disciplinar em tds as áreas… Engordei uns 16kg depois de ter conseguido emagrecer 11… Deixei a favculdade esta semana, pq nao estava conseguindo conciliar meu emprego e minha faculdade, coisa q td mundo q eu conheço consegue fazer… Eu sei q sou inteligente e q posso, como qualquer outra pessoa, emagrecer de forma saudável e estudar e trabalhar ao mesmo tempo, mas me falta disciplina…. E este tempo (1 ano) que ficarei sem ir à faculdade, preciso utilizá-lo para me disciplinar… Detalhe: Eu moro sozinha, minha casa eh uma bagunça sempre! Não tenho R$1,00 guardado no banco e no trabalho, confesso q uso de procrastinação, apesar de isso não ter me afetado na empresa….. Mas quero e preciso mudar minha realidade… Algumas dicas? .. bjs

  6. Conheci o blog hoje e totalmente por acaso pela pesquisa google. E olha, estou amando as dicas, com certeza é o tipo de página que vou acessar diariamente, já até salvei aqui nos meus favoritos.

  7. Olá, gostei muito do blog por isso queria ter algumas sugestões para mim. Tenho 25 anos e trabalho num bar de fumadores a noite mas queria mudar tudo na minha vida. Profissão, saúde etc mas não sei por onde começar. Estaria enormente agradecida se tiver uma resposta. Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA