ou

{Imagem: Getty Images}

Cuidar da casa e mantê-la organizada é uma tarefa contínua. Fazendo um pouquinho todos os dias, dá para se manter em um estado minimamente aceitável. Se você quer se organizar mas não sabe por onde começar, veja esta lista de seis tarefas para fazer todos os dias. São tarefas simples, rápidas e que fazem grande diferença no dia-a-dia:

1. Arrume a cama

Você pode pensar que não adianta arrumar a cama se todo o restante do quarto está um caos de bagunça, mas pensar dessa forma foi o que deixou a sua casa no estado em que está. Simplesmente arrume a sua cama assim que levantar. Demora menos de um minuto e dá um ar instantâneo de arrumação.

2. Gerencie o lixo

Significa trocar as lixeiras assim que estiverem cheias e jogar fora tudo o que for lixo de verdade. Não guarde caixas pequenas de papelão para um suposto uso que nunca irá acontecer, ou duzentos potes de plástico que vieram com alguma compra do supermercado, ou folhetos de lojas que não lhe interessam. Jogue fora. Tire 15 minutos do seu dia para andar pela casa com um saquinho de lixo recolhendo todas essas coisas. O princípio básico da organização é que não dá para organizar tralha, então livre-se dela.

3. Cuide do que chega pelo correio

Ao chegar em casa e pegar sua pilhinha de cartas, veja o que precisa guardar e o que não precisa. Contas, separe para pagar. Propaganda? Jogue fora imediatamente. Nunca deixe nada “para ler depois” se a probabilidade de isso acontecer é zero. Vale mais a pena se livrar do problema assim que ele chega do que acumular centenas de cartas inúteis. Ao fazer isso todos os dias, você não terá mais esse acúmulo.

4. Limpe enquanto cozinha

Não sei você, mas eu detesto lavar a louça. Nesse frio, então, é de fazer chorar. Assim, evite deixar toda a louça suja para depois do jantar. Enquanto cozinha, vá lavando o que puder. Quando terminar, lave as panelas. Depois, restarão só os pratos e talheres. Fazendo aos pouquinhos, você nem sente a chatice.

5. Limpe assim que sujar

Meio que uma continuação da dica anterior, mas serve para todos os casos. É muito mais fácil de tirar um pedaço de pasta de dente que caiu agora na pia do que daqui a três horas, quando ela estará dura, por exemplo. Isso vale para tudo. Se sujou, limpe na hora. É mais fácil e você se livra do problema rapidamente. Não tem nada pior que adiar a limpeza de uma sujeira que irá te encontrar daqui a pouco.

6. Passe um pano limpo e úmido no chão da cozinha

Sim, eu sei que pode parecer um esforço tremendo fazer isso diariamente quando não se faz nada. Mas a cozinha é o cômodo mais frequentado da casa e, por isso, o que mais fica sujo. Todos os dias alguma sujeira cairá no chão é é mais fácil limpar um pouquinho diariamente que ficar esfregando chão no sábado. Se você conseguir instaurar esse hábito no dia-a-dia, terá uma cozinha um pouco mais limpa sempre.

Essas são seis tarefas básicas para fazer todos os dias para manter a sua casa um pouco mais organizada. E você, tem uma rotina diária? O que é imprescindível fazer diariamente para a rotina não virar um caos?

    Thais Godinho
    11/07/2011
    Veja mais sobre:
    18
    Mantendo o astral alto em um dia de trabalho
    Como organizar uma pipeline de projetos para o ano
    Kit de volta às aulas para pais e alunos

     

    1. Flavia 11/07/2011

      Olá!
      Tenho acompanhado o blog e sempre faço proveito de uma dica ou outra, apesar de já ser razoavelmente organizada. 🙂 Só resolvei me manifestar agora quando discordei de uma coisa, rs: eu fazia isso de ir lavando louça enquanto cozinhava, e fazia sempre, mas era por uma questão meio de neurose minha. A partir do dia que resolvi primeiro cozinhar e depois arrumar tudo, parece que relaxei e cozinhar ficou muito mais fácil e limpar depois nem foi tão terrivel assim (mas tb eu não odeio tanto assim lavar louças e tenho água quentinha). Agora só faço assim, vou só cozinhando e depois concentro na arrumação.

    2. Thais Godinho 11/07/2011

      Oi Flavia. Com certeza, para cada um funciona melhor de um jeito. Aqui, prefiro fazer tudo ao mesmo tempo por causa do bebê. Quanto mais rápido terminar tudo, melhor. Se eu demorar muito na cozinha, ele com certeza vai ficar chateado de ficar no cadeirão e vai chorar etc.

    3. C 11/07/2011

      Olá

      As tuas dicas são mesmo muito úteis… =)

      Eu já faço algumas dessas coisas como por exemplo isso de ir lavando a loiça à medida em que não vou precisando ou estou a espera que a comida faça ou isso… Realmente depois no fim não custa tanto..

      A cama realmente faz toda a diferença se a fizer logo de manha e fico logo com outro espírito se a fizer =)

      No entanto há outras coisas que tenho que melhorar 😛

      Beijos

    4. Flavia 12/07/2011

      Oi Thais.
      Verdade, até disse que minha situação é diferente aqui, como não ter problema com água fria e essas coisas. É que eu tinha a mania de querer deixar tudo muito arrumadinho o tempo todo e isso fazia eu perder muito mais tempo do que se eu me concetrasse numa só tarefa. Mas limpar a medida que faz tb tem o lado de ser mais higiênico 🙂 Tô sempre aproveitando suas dicas. Abraços 🙂

    5. Danie 12/07/2011

      Essas dicas são ótimas, mas eu realmente faço isso todos os dias. Não valeu muito pra mim, pq minha avó é organizada de natureza. Então eu não nasci na bagunça, já estou acostumada a arrumar e viver no ‘arrumado’. Mas, cara, eu tenho um monte de amigos e familiares que vivem numa zona e falam pra mim ‘não repare a bagunça’, como se fosse possível não reparar…

    6. Mari 15/07/2011

      Eu colocaria como item 7 (adoro o número 7!):Gerencie a roupa: dobre ou pendure o que estiver em condições de uso, jogue no cesto o que vai ser lavado (é irritante ver roupa jogada pelos cantos, né?)

    7. Patrícia Fraga 16/07/2011

      A descoberta desse blog foi incrível pra mim. Não sou uma pessoa totalmente desorganizada, tento manter tudo sob controle, mas vc Thais, além de dar ótimas dicas me ajudou a otimizar meu tempo.
      Totalmente de acordo com a Mari. Acho que gerenciar as roupas é algo super importante. Aqui em casa sempre estou separando para doação ou para levar na costureira.
      Ultimamente tenho desfeito de muita coisa e a casa tem ficado cada vez melhor.

    8. […] 6 coisas para fazer todos os dias […]

    9. Luks Vieira 08/09/2012

      Amei a dica da cozinha, geralmente faço isso tanto com a cozinha quanto no banheiro…
      Att.,
      Luks

    10. Evalbinora Pimenta Soares 20/05/2014

      Não consigo me cadastrar, por quê? tenho outro e-mail: evalbinora@gmail.com.
      gosto muito dessas novidades sobre arrumação de casa.

    11. Sabrina 25/12/2014

      Adoro suas dicas, mas o problema daqui de casa são mais as roupas, VC teria dicas? pois lavo tudo de uma vez e acabo ficando perdida depois de secas, aqui em casa são dois adultos e quatro crianças… Desde já agradeço!

      • Thais Godinho respondeu Sabrina 26/12/2014

        Oi Sabrina! Qual o problema específico que você enfrenta com as roupas?

        • Sabrina respondeu Thais Godinho 27/12/2014

          Então moro em dois cômodos e acontece que tem roupa em todo lugar e quando lavo a roupa e tiro do varal coloco em uma bacia pra depois dobrar e guarda não costumo passar só se precisar, e acaba ficando na bacia por dias e não sei também como manter o guarda roupa arrumado, você pode me ajudar?

    12. marise 05/04/2015

      Oi adoro suas dicas e pessoas organizadas como vc me inspiram… persigo uma casa limpa e organizada embora nao consiga atingir o ideal de limpeza. Trabalho fora, tenho crianca de 2 anos e faço td sozinha pq infelizmente meu marido nao quer colaborar apesar de eu pedir sempre…enfim… nao deixo louca suja na pia, passo rodo magico nos banheiros assim q pinga qq coisa ou suja o chao, ou seja, inuneras vezes ao dia!!! Pingou na pia do banheiro? Enxugo. Pingou no chao da sala? tenho sempre rolos de papel absorventes a postos..esvazio tdas as lixeiras tdos os dias. passo rodo no box de vidro apos cada banho. Lavo roupa td dia p nao acumular … na verdade a limpeza e organizacao da casa td dia me toma bastante do meu pouco tempo livre e com disposicao…mas prefiro isso a ter um caos em casa! Rs

      • Thais Godinho respondeu marise 06/04/2015

        Marise, nem persiga esse ideal! Essa realidade só é possível para quem cuida da casa 100% do tempo ou tem empregadas à disposição. Se não for o seu caso, diminua as expectativas e faça o melhor que puder sem culpa. ;D

    13. Ana Luisa 21/07/2015

      Oi Thais, sou sua fã.

      Já li seu livro e outros que vc indicou e gostei muito. Mas a leitura do GTD para mim é uma dificuldade… não consigo ler ele com fluidez…

      Quero te perguntar uma coisa: arrumar a cama logo depois que levanto não é ruim por conta dos ácaros? Me disseram que devemos esperar pelo menos uma hora após levantar para arrumar as camas, mas saio de casa, correndo, bem cedo…

      Obrigada e beijo,

    14. Edjane 17/09/2015

      Amei as dicas, E o comentário”nem sente a chatice” foi de mais!! È bem por ai mesmo.
      Evitar a chatice!