ou

Se você não consegue se organizar, talvez esteja dando algumas das desculpas listadas aqui. Veja as soluções para dar um basta na desculpite e conseguir atingir seus objetivos.

{Imagem: Getty Images}

1. “Não tenho tempo para me organizar!”

Essa é clássica. Encare a realidade: ninguém tem tempo. Qual a diferença entre você e uma pessoa igualmente ocupada que alcança seus objetivos? Organização. E organizar-se é saber definir prioridades. Quando você diz que não tem tempo, na verdade está dizendo que determinado assunto não é prioridade na sua vida. Não tem problema seu trabalho ser a sua principal prioridade, se você está feliz assim. Mas a maioria dos seres humanos possui sempre mais de uma prioridade na vida, nem que seja somente ter uma boa saúde, por exemplo. Comece a se organizar para definir suas prioridades.

2. “Eu sei me organizar, mas depois de um tempo tudo volta ao normal”

Então talvez você não saiba se organizar, mas arrumar o que está bagunçado durante algum tempo. Se você tivesse se organizado, teria encontrado uma solução verdadeira que não resultaria em bagunça depois. Veja porque arrumação é diferente de organização e busque soluções efetivas para a sua vida.

3. “Eu sou organizado(a), mas meu cônjuge não”

Ninguém vive em uma ilha. Se você mora sozinho(a), pode manter a organização do seu jeito em sua casa, mas e no trabalho, por exemplo? Então precisamos aprender a lidar com a desorganização dos outros se pretendemos não nos estressar no dia-a-dia. Observe os problemas de organização na sua casa e seja criativo(a). Se seu cônjuge sempre deixa a roupa suja no chão do banheiro, melhor colocar um cesto de roupa suja ali que brigar todos os dias por algo que não vai mudar. Se sua casa é desorganizada “por causa de outra pessoa”, significa que você também não é, pois está permitindo que isso aconteça. Não é para brigar, mas para pensar e encontrar saídas.

4. “Não aguento organizar e meus filhos bagunçarem tudo na sequência”

Taí uma realidade que mães e pais precisam encarar durante alguns anos: os filhos bagunçam a casa. O que você precisa fazer é encontrar uma maneira de minimizar seu estresse a respeito. Que tal um cômodo só para brincadeiras, se você tiver espaço? Você pode definir um canto da sala para este fim, por exemplo. Centralize os brinquedos em um único lugar e arrume somente no final do dia. Nada de ficar o dia inteiro recolhendo brinquedos e bufando aos quatro ventos. Isso não é bom para você nem para as pessoas ao seu redor – incluindo seus filhos. Acabe primeiro com a desordem visível. O que não pode é desistir de tudo só porque as crianças estão sendo… crianças. Você não é.

5. “Não tenho espaço em casa!”

Sua casa é pequena ou você que tem coisas demais? Não dá para organizar tralha – livre-se da tralha, tenha em casa somente aquilo que ama ou usa, e o espaço aparecerá. Pare de comprar coisas durante algum tempo e use mais o que você tem.

6. “Não tenho dinheiro para comprar os itens necessários para organização”

Postei na última linkagem de domingo um exemplo de família que mora em um único cômodo e consegue encontrar maneiras de se organizar. Em primeiro lugar, não busque a perfeição. Em segundo, faça o melhor que puder com o que você tem. Use latinhas de extrato de tomate para colocar canetas, por exemplo. Ou caixas de produtos para organizar papéis. Ou potes velhos para guardar miudezas. O que não pode é achar que nunca conseguirá ter uma casa organizada simplesmente porque não tem uma rotuladora.

7. “Preciso fazer hora extra todos os dias”

Você sabia que o profissional que trabalha até mais tarde é considerado desorganizado pela maioria dos gestores em empresas? Isso porque, se ele não consegue dar conta de suas tarefas no horário do expediente, pode ser que ele não seja tão eficiente assim. Se o caso for um acúmulo de funções, talvez seja hora de você procurar um emprego melhor para você. O que não pode é continuar como está, prejudicando todos os outros setores da sua vida.

8. “Quando chego em casa, não paro um minuto!”

É bastante provável que você não tenha um rumo a seguir, fazendo o que aparecer na sua frente primeiro. Você só tem a ganhar se organizando: pode planejar o que vai fazer para o jantar, o que vai limpar em cada dia, o que vai usar na manhã seguinte etc. A primeira coisa que você pode fazer é criar uma rotina diária com o que considera essencial – aquilo que, se não fizer, sua casa “cai”. Lavar a louça, arrumar a cama, limpar a pia do banheiro – os básicos. Com base nessa lista, vá riscando ao longo do tempo. Não precisa fazer tudo de uma vez. Você pode limpar a pia do banheiro depois que escovar os dentes, por exemplo. Veja 10 coisas que você pode fazer para manter a sua casa limpa todos os dias. O objetivo é ter foco e não se estressar por coisas que deveriam ser feitas no piloto automático, pois assim você terá tempo para descansar e fazer qualquer outra atividade que queira há tempos.

9. “Já tenho muita coisa para fazer e não quero me preocupar com mais uma”

Todo mundo tem muita coisa para fazer. Você precisa se organizar para não ter um infarto em breve. Talvez você tenha que diminuir a quantidade de coisas que faz. Conheça a minha filosofia sobre tempo e tarefas a concluir. Todo mundo passa por um momento na vida em que dá vontade de fazer tudo ao mesmo tempo. Você pode fazer tudo, mas não ao mesmo tempo, senão vai surtar. Organize-se para fazer uma coisa de cada vez (ou mais, mas não todas).

10. “Acho besteira ser organizado(a)! Eu me encontro na minha bagunça”

Então por que você está aqui? Talvez porque você queira fazer algo em sua vida e não consegue encontrar tempo? Tornar-se uma pessoa organizada não vai te deixar com TOC – basta pegar leve e focar no essencial. Ninguém precisa ser um ás da organização, mas um mínimo necessário faz parte se você não quiser “deixar a vida te levar”. Ter objetivos e trabalhar para cumprí-los pode ser algo que você deseja no momento e, se for, a organização pode te ajudar. Se você não se importa, pode continuar desorganizado. Afinal, a vida é sua. Conheça o valor do tempo e um motivo para se organizar.

Para começar a semana em grande estilo, uma chacoalhada de leve com as principais desculpas dadas por aqueles que não querem ou dizem que não conseguem se organizar. Será que você não vive dando uma delas?

Thais Godinho
20/06/2011
Veja mais sobre:
31
Editorial de outubro 2015: Crie
Perguntas e respostas sobre o feng shui
10 dicas práticas para economizar em setembro

 

  1. Lucyana 20/06/2011

    Ai ai ai Thaís..rsrsrs
    A carapuça serviu tão bem em mim….rsrsrs
    Obrigada, tenho acompanhado o blog e tem me ajudado muito!!!
    Abraços,
    Lucyana

  2. Thiago 20/06/2011

    Muito bom, continue com esse excelente trabalho.

  3. HELENA NOGUEIRA DE SOUSA 20/06/2011

    11- Não sei me organizar? Como é mesmo?

  4. Aninha 21/06/2011

    A principal desculpa é a n 1..NÃO TENHO TEMPO! Mas, sabe, não é desculpa é de verdade! rs! Mas descobri q é um circulo vicioso, a diferença entre mim e as pessoas organizadas, e igualmente ocupadas…é q eu perco um tempo enorme procurando “coisas” no meio da bagunça, da tralha ou pior, tendo de voltar e ou refazer ações e tarefas q esqueci, simplesmente pq elas não estavam listadas em algum lugar, não foram planejadas como deviam…ou seja, a falta de organização nos faz perder tempo!! Ai, é angustiante…mas agora, tô tentando ficar mais light e ficar consciente q não vai acontecer de um dia pra noite, todo tempo q “sobra”, uso tentando me organizar e qnd não dá certo..eu continuo tentanto, tentando, tentando…um dia vai acontecer!! Obrigada por toda ajuda!! bjim!

  5. karla dote 29/06/2011

    Estou conhecendo o blog agora e estou lendo com muito interesse seus posts!! Preciso tomar um rumo certo em minha vida e começar a me organizar e não somente fazer as coisas no automático… bjk

  6. Thani 10/07/2011

    hahaha
    Mais uma dose de número 2 pra mim, por favor!
    Mas, depois que comecei a ler o teu blogue, a bagunça do quarto todo tem se restringido à escrivaninha e ao roupeiro. Acho que cobrar menos de si e contentar-se um pouco com as pequenas mudanças (tipo arrumar a cama todo dia) também ajuda.
    Sobre as prioridades, também é importante saber dizer “não” às vezes. Não da pra mudar o mundo em 7 dias.
    Enfim, respeitar os próprios limites é fundamental. E realmente decidir mudar porque começar com desculpas é um ótimo caminho pro “fracasso”.

  7. […] Top 10 desculpas das pessoas desorganizadas […]

  8. […] é a desculpa mais comum das pessoas desorganizadas. Você é uma delas? Continue […]

  9. Sybylla 23/10/2011

    Minha mãe vive falando que não para um minuto e fica me pedindo para arrumar armários, guarda-roupa… Difícil.

    🙂

    • Thais Godinho respondeu Sybylla 24/10/2011

      A fabulosa arte da convivência, rs.

  10. […] Top 10 desculpas das pessoas desorganizadas […]

  11. […] Pare de dar desculpas para não se organizar […]

  12. […] Todas elas têm 86.400 segundos todos os dias para realizar suas atividades. O que elas fazem de diferente é utilizar de forma eficaz cada um desses segundos. As pessoas desorganizadas e que vivem dando desculpas não fazem isso! Aliás, você conhece as principais desculpas das pessoas desorganizadas? Veja se você não é uma delas. […]

  13. Camila Maria 12/06/2012

    Você é muito direta, confronta mesmo os desorganizados, a propósito, eu mesma, por pouco tempo!!!

    É esse o blog!!
    Cê inda vai ver muitos posts meus, com o direito, é lógico, de não querer postar tudo o que eu falar aqui né?!!
    Má rapaz…

    Muito massa, muito massa!!

    • Thais Godinho respondeu Camila Maria 22/06/2012

      Obrigada, Camila. =)

  14. […] Como fazer quando não há tempo para se organizar? Parar com a desculpite. […]

  15. […] Um dos sites que sempre visito em busca de orientação, embora mais voltado para a organização doméstica, é o Vida Organizada. A Thais é uma excelente profissional e a responsabilidade e cuidado com suas obrigações (além de sua fantástica habilidade de se metamorfosear em Doctor Manhattan) são invejáveis. Algo que me encanta nos posts dela é que não se limitam a manuais do que se deve ou não fazer. A Thais conta também sua própria experiência, o que aplica em sua vida, em sua casa. Ou seja: está dando certo! Para quem não conhece o site, sugiro que comece pelos posts Será que você está perdendo tempo? e Top 10 desculpas das pessoas desorganizadas. […]

  16. […] carteira de vacinação do bebê também. Os usos são infinitos. Considere que você não tem tempo algum para se organizar. Tendo ao menos um lugar para deixar tudo o que chega até você, as informações ao menos […]

  17. […] Pare já com a doença da desculpite! Veja as 10 desculpas de quem não consegue se organizar. […]

  18. Ellen Lima 23/05/2013

    Muito bom, estou praticando a “organização” rs e confesso que a carapuça serviu direitinho aqui viu!! Lendo as desculpas , pude ver eu mesma falando pro meu gerente (Eu não tenho tempo) rss

  19. chirley 02/07/2013

    não sei mas o que fazer ,vo trabalhar 7 horas e volto as 12 horas, pego meu prato de comida sento no sofá almoço, coloco o prato no chão e durmo ate 7 horas da noite, ai que vo levantar arrumar as camas arrumar a cozinha pra fazer a janta, mas isso esta me perturbando muito mas não consigo me reeducar. oq eu fasso.

  20. […] Talvez você não consiga se organizar porque vive dando desculpas a si mesma(o). Veja quais são as principais desculpas de quem não consegue se organizar. […]

  21. meire 23/04/2014

    ………adoreiiiiiiiiii……muito obrigada pelo chaqualhao……..

  22. tenho 59 anos quero ser organizasa nas sinto que e ificil. minha vida toda trabalhando trabalhei dando au e hoje baposentada continuo trabalando tenho uma escola de cabeleireiro nas continuo sando desorganizada alguem pode me ajudar
    Att Marlene Souza

  23. Cláudia Miranda. 23/06/2014

    Adorei as valiosas dicas.
    Desejo receber com frequência as informações deste Blog.
    A… m.. .e… i…!!!
    Agradeço com um abraço.

    Cláudia Miranda.

  24. Priscila Cabral 22/01/2015

    Olá Thais,

    Conheci seu blog ontem e me interessei muito. Sempre pensei que era uma pessoa organizada, mas descobri que apenas, gosto das coisas arrumadas. Acabei de ter um bebê. Ele está com 3 meses e quero muito me organizar para poder ter tempo para todas as coisas em minha vida (meu trabalho, minha casa, meus familiares, meu marido, meu filhote, minhas atividades na igreja…) e, também pq quero passar esse estilo de vida para meu filho. E acredito que nada melhor do que o exemplo para ensinar. Mas, por favor me auxilie, pois tenho dificuldades para criar uma rotina diária e, logo logo voltarei a trabalhar e tenho medo de me ver mergulhada em tantas coisas e não conseguir fazer nada…só reclamar.
    Parabéns pelo blog e me identifiquem muito c este post.

    • Thais Godinho respondeu Priscila Cabral 23/01/2015

      Priscila, boa sorte nessa volta. Tem muitos artigos no blog sobre a rotina após o nascimento do bebê – recomendo uma busca rápida nas categorias.
      Obrigada por comentar.

  25. Fátima 15/07/2015

    Realmente tento e não consigo me organizar, e nem tenho desculpas. Trabalho dia todo sim, tenho pouco tempo, mas conheço várias pessoas na mesma situação, mas que são super organizadas….
    Um dos problemas acho q é pq tenho coisas demais, principalmente roupas. Nem sei por onde começar, nem espaço tenho.

  26. […] é a desculpa mais comum das pessoas desorganizadas. Você é uma delas? Continue […]

  27. […] meio redundante, mas não custa nada falar. É um círculo vicioso: você não segue o planejamento, sente-se frustrada, e quer jogar tudo […]

  28. Rosana 04/07/2016

    Thaís,

    A dica nº 2 caiu como uma luva para mim.
    Muitas vezes eu me organizo, mas passado alguns dias, as coisas vão voltando um pouco a bagunça.

    “Então talvez você não saiba se organizar”.
    Você disse tudo, era a frase que eu precisava.
    A partir do momento que temos consciência de que não sabemos de algo, as chances de modificar o que não dá certo aumenta. E a mesma chance é praticamente nula quando não temos consciência de que não sabemos.
    Ter humildade e sabedoria para assumir “eu não sei” é fundamental. Tenho aprendido isso com o tempo e com a vida.

    Boa semana!