ou

{Imagem: Getty Images}

Você mora em um apartamento pequeno? Sua casa está pequena para sua família? Vai se mudar para um imóvel menor? Veja algumas dicas para otimizar o espaço desde a mudança:

  • Se for a sua primeira casa, planeje desde a compra dos móveis. Seja realista: não adianta querer um sofá de três lugares ou uma mesa de jantar para oito pessoas se não existe espaço para isso. Então os móveis que você comprar devem ser, via de regra, pequenos. Dá para ousar em uma ou outra coisa que você realmente achar relevante, mas não em tudo. Você pode querer uma cama queen-size, por exemplo, ou uma cristaleira bonita na sala. o importante é encontrar o equilíbrio.
  • Pense nos cômodos da sua casa como centros de atividade. O quarto é o lugar de dormir, então deve ter foco nisso – e não em um guarda-roupa enorme, por exemplo. Se você não faz refeições em família nem pretende receber amigos, por que precisa de uma mesa de jantar? Se trabalha em casa, precisará de um espaço para o home-office, e assim vai. Os cômodos devem ser planejados pensando em soluções.
  • Tenha as medidas do imóvel sempre com você. Meça as paredes, janelas, portas, profundidade dos armários e tudo o que achar necessário com uma fita métrica e anote na sua agenda. Tenha essas informações sempre disponíveis para quando for comprar móveis ou utensílios para a casa.
  • Leve a fita métrica sempre com você quando for fazer essas compras.
  • Compre primeiro as peças maiores: cama, geladeira, fogão, máquina de lavar, estante da sala, rack, mesa de jantar etc. Somente com esses itens definidos é que você poderá pensar mais sobre o espaço que tem para o restante.
  • Invista em peças com mais de uma função. Um pufe que pode ser usado com mesa de centro, por exemplo.
  • Pense vertical. Escolha uma parede de cada cômodo para “subir” e utilize prateleiras. Não faça isso em todas as paredes para sua casa não ficar com cara de bar.
  • Utilize peças transparentes, sejam de vidro ou de acrílico. Essas peças conferem leveza ao ambiente.
  • Colocar um espelho em uma das paredes é um truque clássico para aumentar o espaço, mas use com moderação. Precisa combinar com a decoração e ser um espelho grande o suficiente para causar essa sensação.
  • Cuide das cores na decoração. Se você gosta de tons claros e neutros, bom para você! Mas também dá para usar cores em ambientes pequenos – tente uma só parede ou os acessórios. Procure utilizar também objetos das mesmas cores nos ambientes. Somente potes brancos na cozinha, por exemplo. De qualquer forma, o importante é seguir sua intuição e transformar seu canto em algo que te agrada, não importam as regras.
  • Valorize cada item que entra na sua casa, de modo que você tenha poucas coisas, mas tenha somente aquilo que realmente gosta.
  • Utilize a iluminação a seu favor. Use a luz natural durante o dia e distribua as luzes quando anoitecer. Nada de uma luz única e direta no centro do cômodo. Não valoriza nada.
  • Aproveite bem todos os espaços, mas cuidado para não entulhar o ambiente. Sempre cabe uma prateleira aqui e outra ali, mas será que ficará visualmente bom? Será que não vale a pena diminuir o número de coisas que você tem e contar com um respiro?
  • Se você vai se mudar para um imóvel menor, precisará se desfazer de bastante coisa. Mantenha somente o que você usa ou ama. Nada de 200 tupperwares se você só precisa de oito. Nada de jogos de jantar enormes se você usará somente um. Nada de equipamentos de camping se você não planeja acampar pelos próximos três anos. É fundamental ter em mente que você precisa diminuir a sua quantidade de coisas. Na maioria das vezes, o problema não é a falta de espaço, mas o excesso de coisas.

Quais são as suas estratégias? Compartilhe nos comentários abaixo.

Thais Godinho
17/06/2011
Veja mais sobre:
7
Control Journal
Dormir com o filhote no inverno: estraga a rotina? Como fazer
Ideias de assuntos para conversar quando viajar em família (especialmente com adolescentes)

 

  1. Amanda 17/06/2011

    Adorei as dicas, Thaís! 😉

  2. Rachel 17/06/2011

    Eu amoooo o seu blog! Parabéns!!!

  3. Nine Copetti 17/06/2011

    Oi, Thais!!! Tudo bem?

    Adorei as dicas, e o blog também!!!
    Estou pra me mudar daqui uns meses, e era justamente o que precisava pra começar a organização das coisas!!! Muito obrigado por compartilhar essas dicas!!!

    Beijos

  4. Sonia 02/08/2011

    Muito boas dicas!Vou começar a eliminar coisas desnecessárias e ficar com que realmente me são úteis.Isto se chama praticidade.
    Vou mudar para apto menor e quero tudo bem prático.Chega de “quinquilharia”.Obrigada pela colaboração, Thais.

  5. Elisa Cunha 02/08/2011

    Olá Thais!
    Estou com a idéia de mudar de casa(já faz 1 ano…rsrsrs) e ando lendo tudo que fale sobre mudanças,imóveis,decoração…
    Adorei tuas dicas!
    Assim que mudar vou fazer um post bem legal no meu blog,contando minha experiência.
    Beijos!

  6. Raquel 18/11/2013

    Aqui estou eu de novo lendo um post antigo… A tática que tenho é alugar algumas coisas em vez de comprar… Tipo cadeiras de praia e guarda sol. São caros e ocupam muito espaço, além de se deteriorarem com o tempo e ficarem bem feios… Prefiro alugar quando vou a praia, devolvo no fim do dia e me livro do problema.

  7. Elis 14/09/2015

    Eu passei por uma mudança a um ano, saí de uma enorme casa para um pequeno apartamento. É difícil se desapegar de algumas coisas, mas o espaço limitado me obrigou a escolher o que precisava ou amava. Ainda percebo que tenho coisas “desnecessárias”, então sempre tenho uma sacola disponível para colocar as coisas para doar, e sempre estou repensando no que tenho.