ou

A FLY Lady trabalha com uma rotina semanal de envio de lembretes por e-mail (ou você pode acessar pelo site dela). Essa rotina nada mais é do que uma sugestão para organizar o seu dia-a-dia. Saiba como é:

Segunda: Dia de abençoar o lar
Você pegará 1 hora do seu dia para “dar um trato” básico na casa.

Terça: Dia livre
Significa que é o dia que você pode usar para fazer as unhas, por exemplo, ou para jogar vídeo-game. É dia de descansar e fazer o que gosta.

Quarta: Dia de limpar a zona da semana
A FLY Lady divide a casa por “zonas” e cada semana corresponde a uma delas. Essa informação chega através dos e-mails que ela envia para quem for cadastrado no site. Na quarta, é dia de fazer alguma missão relacionada à zona da semana.

Quinta: Dia de sair para resolver coisas
Pagar contas, fazer compras no supermercado, correio e outras providências do tipo.

Sexta: Dia de resolver a papelada
E outras pendências. Finalizar projetos, preparar a próxima semana.

Sábado: Dia de se divertir com a família
Auto-descritivo.

Domingo: Dia de renovar o espírito
Alguns vão a templos religiosos, outros fazem o que lhes acalma (nem que seja dormir ou ver um filme).

É uma boa forma de organizar a semana. Eu não sigo à risca, mas pode funcionar para você.

Thais Godinho
23/05/2011
Veja mais sobre:
13
Lista de limpeza detalhada da sala
Dúvida do leitor: ajudando a mãe a se organizar
Rotina noturna do filhote

 

  1. Priscila 23/05/2011

    Thais, é a primeira vez que entro no seu site e estou encantada. Quanta organização! Estou precisando me organizar em, praticamente, tudo; minha vida está uma completa bagunça e minha casa de cabeça pra baixo. Parece que passou um furacão e devastou tudo! Acho que o primeiro passo é tirar uma foto da casa inteira, pois, só de passar o olho no site, percebi que minha vida e minha casa vão mudar completamente (e pra muito melhor!). Vou fazer o seguinte: criarei um blog como um diário de bordo e estarei postando toda a mudança realizada, com base no seu site. Será uma transformação na minha vida e na minha casa e uma proposta para que mais pessoas possam se empenhar e vencer a maldita desorganização. Podemos ser amigas? Espero que sim. Deixarei o endereço do blog aqui nos comentários do post, ok? Conto muito com sua ajuda. Abração.

  2. Thais Godinho 23/05/2011

    Priscilla, obrigada por comentar! Acompanharei com prazer seu blog! Depois me passe o link.

    Dê uma olhada na seção “Começando a se organizar”:
    http://vidaorganizada.com/categoria/organizacao/comecando/

    Boa sorte!

  3. Priscila 23/05/2011

    Thaís, passei a tarde refletindo sobre a construção do blog e achei que seria muuuuuuita exposição para um problema considerado “crônico” aqui em casa, fora que tudo se tornou uma grande bagunça por conta de problemas pessoais, que não convém escrever aqui. Mas estou dando os primeiros passos e posso ir postando as conquistas como comentários o seu site, se você permitir. Pra você ver, hoje mesmo já consegui colocar as coisas espalhadas nos seus cômodos de origem, ainda que bagunçados, e ainda dei uma geral na casa, como louça e roupa suja, roupas limpas no varal, esvaziamento de bolsas (rs) e lixo. Já é um começo. O que parecia muito, e iria demorar, terminou rapidinho. Precisava mesmo era começar, colocar a mão na massa. Agora estou criando uma rotina semanal pra manter a ordem das coisas básicas, ter tempo para os compromissos diários (para não faltar e não sair atrasada e com pressa) e começar a colocar as coisas no lugar. Tem muita coisa, a ansiedade de ver tudo arrumado é grande, mas nada ficou desarrumado de uma hora pra outra; não é agora que verei arrumado de uma hora pra outra. Até porque nosso corpo tem limites e também precisamos comer e dormir (rs). Esse é o primeiro hábito que preciso adquirir: planejamento, até para controlar a ansiedade. Bom, é isso. Já falei demais. Já favoritei seu site e estarei lendo a seção “Começando a se organizar”. Tenho as fotos do antes daqui de casa. Tendo as fotos do depois libero pra você por email se quiser. Aí você pode publicar no seu site, caso precise de algum exemplo. Muito obrigada pela sua ajuda e pela sua amizade. Espero conversarmos mais vezes. Beijinhos.

  4. Thais Godinho 24/05/2011

    Priscila, pode comentar por aqui à vontade e vamos nos falando.

    “a ansiedade de ver tudo arrumado é grande, mas nada ficou desarrumado de uma hora pra outra” -> esse é o conceito chave! Fazer um pouco a cada dia é melhor do que não fazer nada e, com o passar do tempo, tudo vai entrando nos eixos.

  5. Teresa 25/05/2011

    Oi Thais

    Eu cheguei mesmo a visitar o site da FlyLady. Talk about clutter! Não consegui passar mto tempo lá de tanta poluição visual e informação mal organizada.
    Prefiro o seu 🙂

    Brigadona pelas dicas!
    Teresa.
    http://cinema-brazuca.blogspot.com

  6. Thais Godinho 25/05/2011

    Oi Teresa, obrigada! O site dela é 1.0 mesmo. Vou falar mais do método aqui daqui para a frente.

  7. Bianca Pires 26/05/2011

    Maravilhoso seu blog! Vou passar o dia aqui, estou precisando me organizar. Meu grande problema é que tiro as coisas do lugar e não coloco de volta, abro as portas dos armários e não fecho, perco tudo, esqueço tudo, e inclusive estou sem pentear os cabelos a dois dias, pois não acho o pente. bjs

  8. Cristiane Lara 03/06/2011

    Oi Thais, boa tarde ! Tudo bem ? Adorei seu blog e também adoro organizar minhas coisas, limpar , doar o que não uso mais, colocar tudo em seu devido lugar. Isso faz um bem danado, né ? E a energia flui melhor, com certeza. Beijos…

  9. Adriana 13/09/2012

    Parabéns pelo seu blog…dicas simples e de grande auxílio.

  10. Keila 22/02/2013

    Eu até gostei da rotina semanal mas ela não serviu pra mim pois trabalho e faço faculdade durante a semana … vc poderia adaptá-la para essa situação ??? Espero que sim pois queria muito entrar para o time das Fly Ladies !!! bjs

  11. Eunice 31/03/2013

    Ola, adorei suas dicas, me identifiquei muito com vc, sua maneira de se organizar e perfeita. Resolvi ler diariamente seu blog, a partir do momento que decidi nao ter mais empregada. Um mal que atualmente para mim nao vai ser mais necessario. Estou revoltadissima com essa classe de trabalhadores, que na sua maioria abusam de nos e estao sempre em conflito com o trabalho. Infelizmente este governo so esta pensando nos direitos delas e nao nos deveres. Minha ultima empregada roubou todas as minhas joias e olha que foi a melhor empregada que tive, sofri muito. Agora estou pensando em fazer um campanha pela internet para que as mulheres nao tenham medo de ficar sem empregada e so seguir seu blog maravilhoso. Parabens e vamos nos livrar da ditadura de ter empregadas. Chega. Um grande abraco, Eunice

  12. Edna 05/03/2014

    Já li um monte e ainda não consegui ver do passarei as roupas…

  13. Rosangela K. R. Oliveira 23/04/2014

    Nossa!!! Achei o que queria.Parabéns ótimo o seu Blog, vai me ajudar muito! Bjo