ou

Talvez guardar uma quantidade enorme de papéis e objetos em sua casa tenha algum propósito. Se isso não for verdade, livre-se da tralha com alguns passos rápidos e simples:

  1. Pague suas contas online e evite o fluxo de papéis em sua casa. Se você gosta de pagar e arquivar os boletos, tenha uma pasta só para isso. Eu utilizo uma pasta sanfonada (12 divisões, uma para cada mês) onde guardo minhas contas pagas e canhotos de débito que acho melhor guardar. São sempre cinco pastas, pois a maioria das contas deve ser guardada por até cinco anos. Em 2012, por exemplo, esvaziarei a pasta de 2007 para guardar as contas daquele ano.
  2. Leia jornal e revistas online, em vez de comprar aquele monte de papel diariamente ou mensalmente. Depois dos tablets, ficou cada vez mais comum fazer isso. Com jornais, já faço há alguns anos. Com revistas, confesso que algumas prefiro comprar e manusear, mas reduzi bastante. Compro cerca de três revistas por mês e o restante leio online (mesmo se comprar, prefiro a versão online de algumas).
  3. Doe alguns livros ou frequente mais a biblioteca. Ou, sem querer ser repetitiva, compre ebooks.
  4. Pare de solicitar catálogos e lixo eletrônico. Adote a seguinte regra: se você estiver vendo a opção “gostaria de receber nossas novidades por email?”, a não ser que seja fundamental para a sua vida, não marque essa opção e evite milhões de mensagens diariamente no seu e-mail vindas de cadastros que você nem se lembrava mais de ter feito.
  5. Pare de guardar receitas. Talvez você seja como a minha avó: uma colecionadora de receitas, revisitinhas tipo Ana Maria e rótulos antigos de leite-moça. Tenha um caderno ou pasta para as receitas essenciais (aquelas que você gosta mesmo) e jogue o resto fora.
  6. Diminua o número de cartões. Mantenha um de débito, do banco, e um de crédito. Eles podem ser o mesmo, inclusive. Evite contas a mais, papéis a mais etc.
  7. Não compre mais de uma sacola reutilizável, senão elas perdem o seu propósito, ok? Além de ocupar espaço demais em casa.
  8. Utilize um quadro de avisos para a família, em um lugar que seja visível para todos (a cozinha, talvez?). Em vez de encher a geladeira ou a mesa de telefone de post-its, habitue-se a centralizar os recados ali.
  9. Diminua a quantidade de cadernos. Atualmente, eu utilizo somente um bloco de notas para as tarefas e estou passando tudo o que faço em cadernos para o computador. Em breve farei um post sobre o uso de tablets no dia-a-dia e exemplificarei melhor como tenho feito.
  10. Torne a reciclagem algo fácil. Não adianta pensar em reciclar se no seu dia-a-dia isso é inviável. Verifique as opções ao seu redor e procure facilitar para diminuir ainda mais a tralha em casa.
Com certeza existem muitas outras maneiras de reduzir a tralha rapidamente. Qual é a sua?
Thais Godinho
11/04/2011
Veja mais sobre:
11
Montando um cronograma semanal de limpeza doméstica
Dando um fim na papelada
Inspiração: armazenamento embaixo da escada

 

  1. Carolina Tavares 11/04/2011

    >MARAVILHOSO! AMEI E VOU FAZER TUDO!OBRIGADA PELAS DICAS!BJS

  2. >Isso de passar do papel para o pc reduz mta tralha msm, mas até o pc precisa de uma faxina de vez em quando.. Adorei a ideia do mural. Como vou me mudar, vou deixar toda tralha pra trás, só vai comigo o que for útil e nd mais. Ótimas dicas! Bjos!

  3. Carla Machado 12/04/2011

    >òtimas idcas, estou mesmo precisando de uma geral…Hj deu a louca e fiz 3 posts novos, aguardo vc lá pra ver as novidades e me ajudar a decidir o que faço com o cantinho da pia antiga da minha cozinha… Conto com todas vcs…Bjkaswww.moprendada.blogspot.com

  4. >Adorei o blog e todas as dicas!!!!Vivo numa correria danada – trabalho, casa, marido, Júlia (1 ano e 4 meses) – e com o tempo que me sobra tento manter tudo organizado, limpo, clean…. Uma éspecie de feng shui constante… rsrsPassei a quinta-feira do feriado organizando os armários e jogando fora o que não serve mais (adoro fazer isso!) Vou sempre passar por aqui pra pegar umas ficas novas com vc e tentar aplicar na minha rotina atribulada…rsrsPrazer em te conhecerBjss

  5. Thais 24/04/2011

    >Prazer foi meu, Irma, volte sempre. =)

  6. Nanda 28/04/2011

    >Adorei as dicas, vou começar a usar! E já vou recomendar pra meio mundo hehehe

  7. […] da tralha é o passo inicial. Veja algumas coisas das quais você pode se desfazer agora e 10 maneiras rápidas de reduzir a tralha. Também é fundamental ter a consciência de que amar sua casa dará uma nova perspectiva de como […]

  8. Lara 22/09/2011

    😀 UAU se eu soubesse que era tão fácil… Vou tentar “me desapegar dos bens materiais”!

  9. Bruno 03/10/2012

    Gostei da dica e com certeza irei acompanhar outras em seu blog!! Tenho muito problemas com a organização e minha contas, mas achei bacana a idéia de usar uma pasta sanfonada. Comprei a minha em um site, achei um investimento barato e que vale a pena. Link da pasta –
    <a href= "http://www.maispapelaria.com.br/busca.asp?PalavraChave=smile&cat=&quot;

  10. […] 10 maneiras rápidas de reduzir a tralha […]