Depois de comentar que utilizo um moleskine e uma caneta para me organizar no dia-a-dia, surgiu nos comentários a sugestão para que eu criasse um post explicando como eu me organizo com o Google Docs, então aqui está ele.

O Google Docs é uma ferramenta do Google que cria arquivos de texto, planilhas e apresentações, semelhante ao Microsoft Office, mas com um diferencial muito importante: os arquivos ficam todos online, vinculados à sua conta no Google, o que permite que você acesse seus documentos a partir de qualquer computador.

A minha organização, como tudo que tento aplicar, é bastante simples: crio pastas temáticas por projetos e, dentro delas, vão os arquivos. Tenho duas pastas-mestras: pessoal e profissional, e dentro de cada uma os projetos, que se desdobram em subpastas, quando necessário. Um exemplo: Profissional > Blogs > Vida Organizada. É a subpasta onde organizo os posts que escrevo para o blog, anoto ideias e rascunhos.

Para textos, utilizo um documento de texto normal. Para planejamentos e cronogramas, utilizo as planilhas. Quase não monto apresentações ali.

Uma das coisas que eu mais gosto no Google Docs é que dá para upar arquivos .pdf, então se eu quero guardar um arquivo final de um trabalho feito no computador, em vez de mandar por e-mail, eu guardo lá na pasta do projeto correspondente. Fica bem organizado.

A vantagem de usar o Google Docs é que, além da praticidade de ter seus documentos sempre online, você pode utilizar links para referência nos textos e, estando no computador, basta um clique para acessar. Há anos utilizo esta ferramenta para organizar meus projetos segundo o GTD e tem dado muito certo.

Mais alguém utiliza o Google Docs no dia-a-dia? Partilhe suas dicas nos comentários.

10 Comentários

  1. >Thais, muito obrigada! Vou tentar mexer no Google Docs e ir descobrindo suas funções. Eu já usei o Google Calendar por um tempo, mas depois achei mais rápido anotar os eventos na agendinha mesmo, rsrsrs… Mas acho que tudo é uma questão de prática e adaptação as nossas necessidades, né verdade?! Abração!

  2. >Thais,Muito bacana seu post. Eu estou começando a usar o google docs para meus arquivos pessoais agora, depois que implementei o uso no meu trabalho. To adorando, apesar de não ter tanto aporte pessoal para o docs nesse momento. Fora isso tb uso um caderninho e canetas coloridas. Eu ainda sou mais analógica que digital rs.

  3. Muito bacana seu blog! Dá pra sentir que, acima de tudo, as sugestões que você sugere são testadas na prática por você e vários outros internautas, o que dá credibilidade ao lermos o conteúdo. Estou em vias de me mudar para outra cidade, sair da casa dos pais e morar sozinho, e seu blog está me ajudando muito a me organizar para esta nova vida minha.
    Quanto a este post, está muito bom. Eu usava bastante o Google Docs, e para determinadas coisas, continua mesmo sendo uma mão na roda. Principalmente os formulários, poderosas ferramentas para organizar eventos, desde aquele churrasco no fim-de-semana até algo profissional. Mas para esse fim de armazenamento online de arquivos, desde que descobri o Dropbox, não troco por outro. Não vou detalhar tudo que essa belezinha faz, vou deixar você com a pulguinha atrás da orelha, tenho certeza que gostará. Ficam então essas pequenas dicas, acho que lhe renderiam belos posts. É o mínimo que posso fazer para lhe retribuir a ajuda que vem me dando com seu trabalho. Obrigado!

  4. Tiago, obrigada por comentar. Confesso que preciso explorar melhor o Dropbox. O que eu gosto no Google é que mantenho tudo integrado (Gmail, Docs, Agenda), mas muita gente me fala do DP, então vou pesquisar mais e com certeza darei meu parecer por aqui!

  5. Muito bom o seu blog. Parabéns!
    Quanto ao Docs do Google, realmente estou surpreso quanto a qualidade dessa ferramenta.
    Tava em dúvida quanto a organização de pastas e subpastas e encontrei seu post, e no qual ajudou muito.
    Fica uma pergunta no ar… “o que será do word”? rs
    Até +

  6. Uso muito o Google Docs! Principalmente para trabalhos da faculdade: abro um arquivo em branco e saio digitando, ele salva tudo a cada palavra digitada, então não corro o risco de perder nada e não tem problema de compatibilidade, pois posso simplesmente abri-lo no navegador, estando em um mac, pc ou tablet.
    Além de poder compartilhar com outras pessoas e poder autorizar que editem o arquivo. E ele ainda avisa quando outra pessoa está acessando o documento ao mesmo tempo que você.
    Nunca tentei fazer apresentações e pra planilhas, eu prefiro o Excel, pois tem um milhão de possibilidades de edição e eu gosto de usar quase todas elas, então se tenho que usar outro programa, fico frustrada rsrs

  7. Uso muito o Google Drive (Docs), especialmente para os trabalhos da faculdade, pois os arquivos são salvos automaticamente a cada palavra digitada. Consigo acessar de qualquer lugar e se precisar compartilhar o arquivo, basta liberar o acesso ao link pra quem eu quiser. Posso até liberar a edição por outras pessoas ou restringir apenas para leitura.
    Assim como você, também costumo subir arquivos em .pdf feitos no word para ter acesso de qualquer lugar (e poder compartilhar, se necessário)

  8. Excelentes dicas! O unico que deve ser avaliado eh mesmo a acessibidade à internet. Em funcionando, o google docs se apresenta uma mao na roda. Inclusive pq nao causa problemas de incompatibilidade de versoes!!!!!

  9. […] Tenho um post sobre o uso da agenda com cores diferentes e bullets, e estou usando algo semelhante no momento. Se eu conseguir, antes de sair de férias, escrevo um post mostrando a minha agenda atualmente. Mas fica aqui o incentivo para que você não se prenda a um único método ou ferramenta de organização, e sim busque aquilo que esteja atendendo suas necessidades no momento. E que é super ok mudar, se aquilo não te atende mais. […]

DEIXE UMA RESPOSTA