ou

Foi essa a conclusão que eu cheguei lendo este artigo com várias dicas boas (recomendo). Aliás, essa é a conclusão que venho chegando nos últimos dois anos e foi decisiva no meu processo diário de organização. Porque, quando amamos a nossa casa, não achamos legal ter um quarto da bagunça, por exemplo. Nem uma gaveta cheia de tralhas. Nós temos cuidado. Queremos arrumar e manter conosco somente aquilo que amamos. Por isso, baseada no texto indicado acima, eu gostaria de tecer algumas recomendações:

  • Tenha um compromisso com a sua casa, como se fosse um encontro ou uma reunião importante. Se você marcou na agenda que hoje à noite é dia de tirar as teias de aranha, ou que sábado é dia de fazer faxina – qualquer que seja o compromisso, seja fiel a ele. Não deixe de cuidar da sua casa para fazer qualquer outra tarefa irrelevante e até com prioridade menor. Veja sua casa como um santuário que tem tudo a ver com você e precisa ser cuidado diariamente, como uma plantinha, ou mesmo seu corpo (ou você fica sem beber água, se alimentar etc?). Cumpra os compromissos com a sua casa – limpe a pia do banheiro, guarde a louça limpa, recolha a roupa em um cesto. Sua casa é o bem material mais importante que voc6e tem, não importa se é própria ou alugada. Você está ali, envolvendo sua energia, diariamente, e precisa fazer dela um lugar que te lembre a noção de lar.
  • Sempre que puder, traga flores para dentro da sua casa. Mas flores de verdade. Tomo mundo diz que elas dão um outro ar para o ambiente, e dão mesmo.
  • Abra as janelas. Manter as portas e janelas fechadas vão fazer a sua casa mofar. Ar fresco sempre renova e faz uma diferença enorme no humor.
  • Tire a tralha. Você já deve estar cansado(a) de ler isso por aqui, mas tralha não leva a nada. Uma coisa é ter uma coleção. ok. Outra coisa é manter caixas cheias de itens e papéis inúteis que não têm qualquer utilidade e apenas ocupam um espaço valioso. Isso vale para roupas que você não usa e eletrodomésticos, por exemplo.
  • Preste atenção nos detalhes. A diferença entre uma coisa boa e outra sensacional sempre reside nos detalhes. Então preste atenção naquele canto cheio de poeira ou as teias de aranha no teto. Quando você presta atenção nessas pequenas coisas, todo o conjunto funciona melhor.
De que outra maneira você acha que podemos demonstrar amor pela nossa casa?
Thais Godinho
31/03/2011
Veja mais sobre:
10
A pessoa que eu quero ser em 2017
Minhas aquisições do mês de agosto
Sala de jantar com parede preta

 

  1. Adelaide Araçai 31/03/2011

    >Thais eu amo casa limpa….por isso chova ou faça sol…. tem que ter pelo menos uma passada de pano úmido no chão para tirar a poeira, e o banheiro tem que ter uma limpeza diária.Abraços

  2. Carolina Tavares 31/03/2011

    >Gostei da dica das flores! Vou adotar a idéia!

  3. Dadinha 01/04/2011

    >Thais, este post é acertadissimo para os dias que tenho vivido.A minha vida estas duas semanas está de pernas para o ar, como é facil de concluir: a minha casa está uma bagunça! Incomoda-me imenso esta situaçao mas com filho doente em casa, a mãe hospitalizada, jantares/almoços/lanchinhos…,atenção e mimos redobrados ao filho e mãe, o cuidar da casa fica para depois e depois e depois. Claro que dia após dia a coisa piora.A organizaçao da casa e pessoal para mim é simultaneamente uma meta atingir e um desafio.Espero que este fim de semana retome o meu desafio e consiga cuidar da casa como "ela", nós merecemos.

  4. HELENA NOGUEIRA DE SOUSA 19/11/2011

    É, ESTA LISTINHA DE RECOMENTAÇÃO PRA MIM MARCOU A PRIMEIRA, AMAR MINHA CASA.
    ESTAVA MESMO PRECISANDO DE VER ISTO.
    OBRIGADA
    HELENA

    • Thais Godinho respondeu HELENA NOGUEIRA DE SOUSA 24/11/2011

      Boa sorte, Helena =)

  5. Cassiane 24/07/2012

    Oi, Thais! Olha, eu acompanho o seu blog já fazem uns dois meses e cada dia me encanto mais com seu jeito de escrever, suas dicas, sua alegria de viver e sua motivação em ser agente ativa de sua felicidade. Gosto realmente de tudo que leio aqui. Acho que ainda não havia comentado nada, mas estou me organizando melhor agora que tive uns dias de férias e muita coisa me inspirei em seus posts. Agora, lendo algumas coisas “antigas” aqui encontrei esse post “AME SUA CASA” e fiquei encantada! É exatamente isso que tenho feito desde que leio suas dicas e tenho as incorporado no dia a dia, mas ainda não havia lido! Entendi que realmente tudo que você posta está interligado, pois eu comecei a abrir mais as janelas, trouxe flores para meu lar e assumi um compromisso diário com ela, sem mesmo ter lido isso! Olha amo seu blog, continue sempre feliz e saiba que creio que seu blog é realmente um propósito de sua vida. Você é perfeita pra isso! Beijos e ótima semana pra você e sua família!

  6. […] agora e 10 maneiras rápidas de reduzir a tralha. Também é fundamental ter a consciência de que amar sua casa dará uma nova perspectiva de como lidar com a bagunça diária. Nós temos cuidado. Queremos […]

  7. diana aleixo 31/12/2012

    oi thais, acompanho seu blog ha mais ou menos 6 meses, to amando,
    ja consegui melhorar muito, continue nos ajudando
    bj

  8. vania 19/09/2013

    Oi Thais,tomei conhecimento do su blog atraves da minha filha mais velha e estou amando desde entao,lendo o post AME SUA CASA,me emocionei com o que vc escreveu,pq era exatamente o que eu precisava ouvir,continue assim e que Deus te abençoe,bjs.

  9. Marcos Mattos 23/07/2014

    Muito boas suas dicas. Moro eu e meus dois filhos (3 e 8 anos). Depois de ler essa e outras postagens suas minha casa tem andado bem mais arrumada. Estou destralhando aos poucos. Obrigado pela ajuda desse blog.