ou

Quando o blog estava em outro servidor, postei um checklist de Natal, mas acredito que a maioria acabou não recebendo a atualização. Segue novamente então, com alguns detalhes de como fazemos por aqui.

Ceia

  • Por tradição, desde a morte da minha bisavó, as ceias de Natal acontecem na minha casa, o que é uma responsabilidade enorme. Apesar de a minha avó adorar cozinhar tudo para todo mundo, desta vez ela disse que quer apenas supervisionar (hehe, está certa). Isso significa que eu, minha mãe e minha tia faremos o jantar. O ideal é ter um menu pronto até o final de novembro, para sair às compras antes do burburinho de última hora – apesar de os preços caírem muito por volta do dia 22/12. A escolha é sua. Planeje então um cardápio e faça uma lista de ingredientes.
  • Saiba quantas pessoas irão à ceia e planeje para umas meia dúzia a mais. Você não sabe se de última hora algum amigo aparecerá, ou se um dos convidados levará alguém etc. Esses imprevistos acontecem.
  • Com a lista de convidados em mãos, você também consegue elaborar uma lista de compras mais adequada para comida, bebidas, utensílios etc. Você tem pratos suficientes? Guardanapos? Talheres? Copos? Se servir champagne, tem taças em quantidade suficiente? Veja tudo isso desde já e já providencie. Tente ao máximo comprar pela internet, pois é mais fácil de comparar os preços nessa época.
  • Você não precisa cuidar de tudo. Peça para algum convidado mais chegado levar alguma coisa (sua tia pode fazer aquela torta deliciosa, seu primo levar um vinho). Além disso, você sempre pode comprar alguma coisa pronta.

Decoração

  • Aqui em casa, assim que termina o final de ano e guardamos os enfeites, já faço uma lista do que seria bacana ter para o ano seguinte. Com essa lista em mãos, vou até a R. 25 de Março comprar esses itens com desconto na primeira quinzena de janeiro. Tudo completo, guardo em caixas normais. Você pode guardar em uma caixa de papelão simples e escrever “coisas de Natal” na lateral – simples assim. Deixo a caixa guardada no armário embaixo da escada, na sala, até o Natal seguinte. Deixar para comprar os enfeites na época é furada, pois eles saem muito mais caros e você só pegará lojas cheias.
  • Não existe hora certa para começar a enfeitar a casa, mas eu gosto de começar no início de novembro. Minha lista de decoração inclui: árvore, luzes na fachada, presépio, guirlanda, velas e candelabros e enfeitinhos pela casa toda (toalhas, guardanapos, botas de pano, adornos temáticos etc). Este ano, não montaremos árvore. Primeiro porque ela está bem acabadinha. Segundo, não quis comprar uma nova porque estamos em obras e sem espaço. Ficaremos sem árvore este ano, mas ano que vem voltamos com uma novinha (que sim, planejo comprar em janeiro próximo com desconto).
  • Para quem gosta de artesanato, é legal começar desde julho a fazer. Aqui em casa eu faço uma toalha nova para a ceia (compro o tecido pronto e só costuro a barra) e alguns presentes com pintura e decoupáge, que são uns dos meus hobbies. É importante começar o quanto antes para dar tempo de fazer com calma e capricho.

Presentes

  • Eu faço uma lista de presentes já no começo do ano, se querem saber. Tenho uma lista com o nome de todas as pessoas que eu tenho contato e, se tenho alguma ideia para presentes, anoto ao lado. Isso não significa que eu comprarei presentes para todo mundo, mas ao menos tenho um guia, caso precise. Isso me facilita demais na hora de começar a comprar os presentes, o que começo a fazer oficialmente em julho (artesanato) e setembro (compras). Para mim, o ideal é entrar em dezembro com todos os presentes prontos. Detesto compras de última hora, gastos desnecessários e lojas lotadas. Se vejo uma promoção antes disso, também aproveito. Isso faz com que os gastos fiquem distribuídos e eu não faça dívidas com presentes, nem gaste um monte de dinheiro de uma só vez. Este ano confesso estar um pouco atrasada porque é mais difícil sair com o meu bebê, mas planejo comprar o restante agora somente pela internet.
  • Eu sempre fui a favor do amigo-secreto em família para que ninguém gaste muito dinheiro e todos ganhem algo bacana, mas aqui em casa essa tradição não existe. Minha avó adora presentear todo mundo, nem que seja somente uma lembrancinha. Nesse caso, sobra para o meu lado também – acabo comprando presentes para os convidados da ceia, os familiares e amigos mais chegados. Se você puder fazer o amigo-secreto, eu recomendo!
  • Existem os presentes obrigatórios, tipo sogra, chefe, secretária etc. Compre um presente original, mas barato. Nada pior do que comprar um presente caro para impressionar o chefe e deixar o seu filho com algo piorzinho, para economizar.
  • Essa dica eu recomendo a todos: assim que comprar um presente, já empacote e etiquete. Deixar para empacotar todos de última hora pode ser uma delícia, mas quem tem tempo para isso? Otimize.
  • Vá comprando desde julho papéis de presente, fitas e etiquetas. O ideal é sempre ter um bom estoque dessas coisas em casa. Verifique se tem cola, tesoura e fita adesiva.
  • Eu não aconselho de forma alguma a fazer assim, mas se realmente precisar comprar todos os presentes de uma vez, estabeleça uma verba máxima e atenha-se a ela.

Tradições

  • Alguém da família se veste de Papai Noel? Providencie o aluguel da fantasia ainda em outubro, para não correr o risco de ficar sem.
  • Uma tradição que acho muito especial é tirar uma foto com toda a família reunida anualmente.
  • As crianças podem aguardar ansiosamente dar meia-noite para abrir os presentes.
  • Se sua família for religiosa, talvez seja uma boa aproveitar o feriado para falar a respeito.
  • Você envia cartões de Natal? Verifique até o início de novembro se seus endereços estão atualizados. Compre os cartões na mesma época e envie-os na primeira semana de dezembro, para que cheguem a tempo. Se for enviar pela internet, faça no início da semana que precede o Natal.
  • Faça uma lista de tradições da sua família. O que tem todo ano no Natal? Anote.

Limpeza e Arrumação

  • A limpeza da casa deve começar de acordo com o estado da mesma. Se a sua casa está em ordem, fazer uma super faxina uma semana antes e dar uma arrumada geral no dia 23 já basta. Se é necessário fazer mais do que isso, comece o quanto antes. Faça uma lista de tarefas e vá riscando à medida que for fazendo.
  • No dia da ceia, garanta que a casa esteja pronta para receber os convidados: toalhas limpas no lavabo (com algumas reservas), estoque de papel higiênico, remédios genéricos (dor de estômago, dor de cabeça etc), lugar para colocar bolsas e o que mais achar necessário.
  • Se tiver hóspedes, é necessário deixar tudo pronto um dia antes de eles chegarem. Veja Prepare-se Para Receber Visitas.
  • Tenha um estoque de pilhas de todos os tamanhos para colocar nos presentes que as crianç
    as ganharem. Você sabe o quão frustrante é ganhar um autorama e não poder testá-lo porque não tem pilhas em casa.
  • Distribua as tarefas de acordo com as habilidades de cada um. Sempre tem aquela prima que acaba lavando a louça. deixe-a encarregada disso. As crianças podem ajudar a colocar a mesa. Aquele tio engraçadinho pode ficar encarregado de distrair os pequenos. Sempre existe algo que outra pessoa pode fazer. Não monopolize para não surtar!
Faça tudo organizado para conseguir relaxar na hora da ceia! Tenha tudo sob controle e curta a festa.
Thais Godinho
18/11/2010
Veja mais sobre:
8
Planejamento de beleza para o final de ano
Natal
O que levar na necéssaire de verão?

 

  1. Stella 18/11/2010

    >Adorei as dicas!!!Eu imagino que você já tenha uma lista de tudo o que tem que fazer e comprar até o natal kk bjs

  2. Prycila Patrício 18/11/2010

    >a d o r e i seu blog…. me tornei seguidora… sempre fui mt organizada.. mas de uns 3 anos p cá, larguei agenda, lista e outras coisas… mas percebi q me estressei mais… depois de ler seu blog senti ânimo para começar minhas anotações de novo…

  3. fmqohdc 18/11/2010

    >na minha família, cada um leva um prato, bebidas e sobremesa. cada um deve fazer/levar o suficiente para seu núcleo familiar, e assim cada um não fica sobrecarregado e temos variedade para agradar todos. claro que cada uma das minhas tias (e minha mãe também) cozinha para a família inteira e sempre temos comida para o triplo de pessoas. no dia 25 normalmente comemos o que sobrou do dia 24, e é assado um carneiro.

  4. Simonepin 19/11/2010

    >Ai essa Thais eu não sei não!!! Sempre tirando a gente do sufoco! Quando eu estou parecendo uma galinha tonta, sem saber o que fazer primeiro (tipo…sempre)kkkkk, eu passo aqui. Bjo fofaaa!Me visitem tb: http://www.palavrastraduzidas-pin.blogspot.com

  5. […] você já esteja pensando no Natal. Confira o checklist para não esquecer […]

  6. […] Checklist de Natal […]

  7. Andrea 06/12/2014

    Obrigada pelas dicas ! Muito boas e úteis .