ou

Indicação de um ótimo artigo. Lá você confere 10 dicas para ler mais, organizar sua leitura, classificar as obras. Bem bacana.

Algumas dicas interessantes:

  • Troque o gênero do livro a cada nova leitura. Se você acabou de ler um livro de ficção procure ler em seguida um de não-ficção. Intercalando o tipo de leitura, o tamanho do livro e o seu gênero o fôlego continua sempre forte e o interesse não decai.
  • Leia diversos livros ao mesmo tempo. A idéia é ler sempre, constantemente, mesmo que você vá deixando livros pela metade. Opa, mas nada de deixá-lo pela metade indefinidamente. Você tem que ter um prazo para acabar de ler o livro iniciado.
  • Estipule uma meta e tente cumpri-la. Leia uma página por dia e terá lido um livro de 300 páginas num ano; leia 10 páginas por dia e em um ano terá lido 18 livros de 200 páginas.
  • Os puritanos que me perdoem, mas livro é para ser usado, dobrado e rabiscado. Faça anotações, risque e rabisque. São informações que você pode acessar de forma rápida, ao invés de folhear centenas de páginas atrás do que procura.
  • Recomendo que tenha sempre um livro à mão. Nunca se sabe quando você poderá ficar parado no trânsito, numa fila ou em qualquer outro lugar que não te permita fazer outra coisa.

Veja também a indicação de 10 livros de ficção científica feita pelo autor do artigo.

Thais Godinho
02/08/2007
Veja mais sobre:
5
Contagem regressiva para o Natal – semana 1
O que levar na necéssaire de verão?
Festinhas de Páscoa

 

  1. Rodrigo 06/08/2007

    >Oi Thais!Legal que você gostou de meus artigos sobre leitura!Por coinciência escrevi mais dois artigos este fim de semana, um sobre leitura no trânsito e outro sobre o uso de planilhas para controlar melhor a nossa vida.Abraços!Rodrigo Stulzerhttp://stulzer.net/blog

  2. Cherubino 26/08/2007

    >Gostei do post. Engraçado que eu já fazia essas coisas, mas nunca me toquei ou parei para pensar. Deve ser por isso que eu nunca perco o interesse por leitura. :)p.s: A única coisa que eu não faço é escrever nos livros. Nem dobrar, prefiro um marcador mesmo.

  3. Monica Loureiro 15/11/2009

    >Este post foi excelente…Posso divulgar no meu Blog ?

  4. Rogério Cavalcante 18/07/2014

    Cara Thais. Como sempre seus posts são muito úteis. Parabéns. Com relação aos livros, uma dificuldade que tenho é dar destino a eles. Gostaria de doá-los depois de lidos (vender para o sebo nem a pau!). Futuramente, vc poderia criar um post nesse sentido. abs.

    • Thais Godinho respondeu Rogério Cavalcante 20/07/2014

      Obrigada, Rogério. Venho pensado nesse tema. No geral, eu dou de presente para pessoas queridas ou troco em sebos. Mas certamente merece um post!