Se você faz faculdade, já deve ter percebido que a quantidade de papéis que acumulará não é brincadeira. Experimente o seguinte método para deixar tudo organizadinho:

Se você está no primeiro ano, providencie uma pasta com divisórias e nomeie-as de acordo com as matérias correspondentes ao período que está cursando. Guarde a papelada ali, dividida pelas categorias. Não se esqueça de deixar uma divisória com o título “Extras”, onde entrarão arquivos extra-curriculares, mas igualmente importantes para o curso.

Arranje uma pasta comum para guardar documentos da faculdade, tais como comprovante de matrícula, histórico das matérias, atestados, coisas do tipo.

Quando passar para o segundo ano, etiquete a primeira pasta como “PRIMEIRO ANO”. Você deverá ter uma pasta nova semelhante, que etiquetará como “SEGUNDO ANO”.

Ao terminar um ano, faça uma “faxina” na pasta correspondente e elimine aquilo que considera desnecessário para levar adiante. Guarde materiais úteis não só para o trabalho de conclusão, mas para a sua carreira.

Quando terminar a faculdade, você deverá diminuir as pastas dos anos em somente uma. Avalie o que realmente será necessário guardar. Você não precisa guardar todas as suas provas; guarde somente aquelas realmente boas, das quais você gostaria de ter uma lembrança mesmo.

Ao reduzir os arquivos em uma só pasta, etiquete-a como “FACULDADE”. Se você preferir (e tiver algum tempo), pode também escanear tudo e gravar em um cd.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMinha agenda
Próximo artigoMáquina de lavar roupas
Organizadora profissional e publicitária, criou o blog para ajudar as pessoas a se organizarem.

12 Comentários

  1. Thais e o que vc indica fazer com todas as folhas do fichárioo ou caderno?

    Fiz um curso de técnico de 1 ano e meio, e tenho muita matéria em folhas, só que tenho medo de me desfazer delas e precisar de alguma matéria pra lembrar, ou algo do tipo…
    O que vc indica? Apesar de ter terminado a 1 ano o curso e não ter usado algo, no máximo 3 vezes…

    E agr estou fazendo faculdade, então mais folhas de fichário… já fiz 1 ano etenho muita coisa, ocupando mitoo espaço, não sei o que fazer estou perdida….

    E como vc indica guardar as folhas soltas q tiramos do fichário depois de terminar um semestre?

    Grata

  2. No meu curso (Direito) é praticamente impossível eu organizar uma pasta anual! Só nesse semestre, são 550 folhas de leitura! Vou ter que organizar pastas semestrais, ou seja, 10 pastas!!!!!! Preciso de prateleiras URGENTE! HEHEHEHEHEHE!
    Thais, adoro seu blog! Eu sou a pessoa mais desorganizada do mundo, e com suas dicas, aos poucos estou me dando um jeito…kkkkk! Todos já notaram que estou mais organizada, e é bom ouvir os elogios! Bjs!

  3. Olá Thais, primeiro parabéns pelo blog, realmente é muito bem estruturado. Sou uma pessoa completamente desorganizada e foram os prejuízos ( financeiro, tempo, emocional) que me fizeram buscar ser uma pessoa organizada. Então estou aqui buscando ajuda.
    Sou estudante de medicina e tenho uma jornada de estudos muito longa ( aulas na faculdade das 8h às 18h) então tenho dificuldade em organizar uma rotina de estudos em casa, com metas reais que eu consiga cumprir. Será que vc poderia dar umas dicas de como planejar uma rotina de estudos?
    Um abraço,
    Luciana

  4. Pena que eu não li este post antes! Já estou no último ano, enlouquecendo atrás de material pro TCC! Mas ainda vai ser útil, tenho certeza. Estou reunindo várias dicas do blog e aplicando aos poucos no dia a dia =)

  5. fiz isso com a papelada das 2 faculdades.
    Eu guardava tudo em pasta e fichario, sendo que na segunda faculdade tive a chance de ter no estágio um scanner q lia automaticamente varias folhas. Ultimo dia de estágio scanneei tudo e super rápido, já que eu sempre separava as folhas do caderno e guardava.
    deu um trabalho joguei tudo pra pdf e pronto. coisas da primeira faculdade numa li novamente.

    com isso tive 2 ficharios sem papel algum para guardar outro tipo de material e me livrei de muitas folhas.

DEIXE UMA RESPOSTA