ou

>Algumas dicas singelas para quem não suporta mais lidar com a papelada:

Dê um fim no jornal.
Quem realmente precisa de jornal em tempo de internet? Se você gosta de ler as matérias grandes de domingo, por exemplo, compensa muito mais comprar na banca somente neste dia. Não adianta guardar o jornal dos dias anteriroes para ler depois, pois eles estarão desatualizados.

Fique somente com a assinatura das revistas que realmente lê.
Se a edição nova chegou e você não leu a do mês passado, é hora de cancelar a assinatura. Se tiver vontade de ler a revista, compre-a na banca somente quando isso acontecer. Pense no dinheiro que está desperdiçando na assinatura dessa(s) revista(s).

Limpe a sua cesta de revistas.
Se você é uma pessoa normal, provavelmente tem algumas revistas guardadas. Talvez você até tenha uma coleção delas. Avalie se realmente precisa ficar com essas revistas ou se apenas determinadas matérias são úteis para você. Veja aqui como se livrar de revistas e jornais antigos e uma dica para atualizar sua leitura. Lojas de livros usados (sebos) costumam comprar revistas antigas de moda, carros ou revistas de artesanato. Dê uma sondada na sua região e veja se ainda consegue recuperar parte do dinheiro que investiu quando as comprou.

Dê um jeito na correspondência assim que ela chegar.
Separe em 5 montes: ler / pagar / arquivar / ligar / jogar fora. Tenha uma pasta para guardar as contas a pagar e juntar tudo no mesmo lugar. Dessa forma, você não perde nada.

Livre-se de trabalhos escolares, de faculdade etc.
Definitivamente, você não vai mais usar. Jogue tudo fora. Se quiser guardar uma lembrança daqueles trabalhos maravilhosos do seu filho, tire fotos. Se estiver entrando na pós-graduação e tiver certeza que usará algum texto super raro que obteve na faculdade, conserve-o também. Mas, tirando esta condição, tudo deve ir para o lixo, inclusive as provas. Você não usará nunca mais. Livre-se disso.

Enfrente a pilha de revistinhas de receitas.
E os livros também. Conserve somente os que podem ser úteis de fato em uma pastinha organizada. Os livros de receitas podem ficar na cozinha (é lá que você os usa), mas cuidado para não torná-los tralha. Mantenha somente o que for realmente útil ou tiver algum valor sentimental, tipo um livro de receitas que era de sua bisavó.

Doe ou venda os livros que já leu.
Mantenha somente os livros que ama, relê sempre que tem uma oportunidade ou os de consulta freqüente. De resto, fora. Sabe aquele livro que você leu quando estava na quinta série? Ou os livros de vestibular? Dê tchau.

Jogue fora listas e guias antigos.
Se você já tem uma lista telefônica do ano atual, pode jogar fora as de anos anteriores sem dó. O mesmo vale para guias de ruas, viagens e semelhantes, quando você já tem uma versão mais nova.

Catálogos de ofertas devem sumir.
Saem novos diariamente. Você não precisa guardá-los porque os preços sempre mudam.

Álbuns de scrapbooking são tralha.
São lindos e trata-se de um hobby maravilhoso, mas eles ocupam muito espaço. Use seu hobby para presentear as pessoas; elas gostam. Guarde fotos em álbuns do mesmo tamanho ou dentro de caixas separadas por categoria. Os álbuns são bons porque o plástico protege as imagens. Mantenha também somente as fotos boas. Aquelas borradas, velhas e que você não gosta podem ir para o lixo sem dó.

Limpe sua bolsa semanalmente.
A gente sempre guarda um papelzinho aqui e outro ali. Procure usar uma bolsa só, se possível, para facilitar o trabalho e evitar perder as suas coisas.

Catálogos e mapas de viagens.
Coloque em uma única caixa onde você guarda suas lembranças de viagens, mas só se você tiver muita coisa, e só as significativas. Coisas como o guia do zoológico podem ser jogadas fora, porque sempre que você for até lá você conseguirá um novo (e mais atualizado). Não vale o espaço que ocupa.

E-mails impressos nem deveriam existir.
Pra que você os imprimiu? Deixe-os no computador.

Controle a quantidade de materiais de escritório.
Divisores, fichas, clipes, pastas suspensas, canetas, papéis: nós todos temos lotes destes materiais. Veja se você realmente precisa de 30 canetas bic azuis de reserva. Geralmente, não precisa. Doe para alguém que precise de verdade.

Thais Godinho
25/05/2007
Veja mais sobre:
3
Como organizar: Currículo
VO responde: prazos, souvenirs de viagens e vida pessoal
7 dias para ser mais produtivo

 

  1. Babooshka 19/05/2007

    >Sempre passo aqui para ler as dicas, essa última foi a que mais gostei, tirei algumas dúvidas que tinha sobre materiais de faculdade e escola. Obrigada.

  2. Thais 20/05/2007

    >Fico feliz por poder ajudar e agradeço a visita. 🙂

  3. Libelinha 17/11/2012

    É hoje que vou lidar com a papelada. Dar-lhe um fim parece-me impossível, para já. Mas como li algures, começar já significa meio feito. Obrigada pelo “empurrão”que me deste para a papelada. Já era altura para me enfiar no escritório e iniciar este destralhamento.