ou

Se você é um ser humano normal, possivelmente tem toneladas de papel em casa. Sejam eles contas, documentos, cadernos, provas, enfim, eles existem. O que fazer com eles, afinal?

1. Passe pelos cômodos da casa e recolha todos os papéis que estão fora do lugar.

2. Sente-se e separe todos esses papéis em categorias. Podem ser: contas, cartas, recados, propaganda, trabalho, estudos. Veja o que funciona para você e separe em suas próprias categorias.

3. Separe o que é lixo. Se você recebeu alguma propaganda interessante, resolva imediatamente o que fará com ela, e jogue fora.

4. Você já possui um lugar onde guarda as suas contas, por exemplo? Guarde-as agora então. E para os outros papéis, como provas da escola de seus filhos? Seus desenhos? Anotações importantes? Se você não tem, é interessante providenciar.

Aliados importantes

Bloco de anotações: Ele deve andar com você de cima para baixo. Esse importante instrumento servirá para anotar idéias, coisas importantes, enfim, tudo o que vier à sua cabeça ao longo do dia. Coisas como “ligar para Leila” devem ser depois passadas para a sua agenda.

Agenda diária: Imprescindível. Nela você deve anotar tudo o que deve fazer. Parece óbvio, mas a maioria das pessoas não faz ou não segue o que está escrito. Nunca se separe da sua agenda. Já pensou se você marca um compromisso no mesmo horário em que tinha uma consulta no dentista, por exemplo?

Lista de compras: Uma extensão do bloco de anotações para a sua cozinha e tudo o mais de sua casa. Você pode anotar em seu bloco de anotações o que está faltando e depois passar para ela. Não vá ao mercado sem tal lista. nela você também deverá colocar todas as promoções que recebeu pelo correio, por exemplo.

Pastas: Serão suas maiores aliadas. Você pode organizar praticamente todo tipo de papéis em pastas. Etiquete-as e coloque tudo o que for relacionado dentro, para não perder e não bagunçar.

Thais Godinho
12/11/2006
Veja mais sobre:
1
Checklist de agosto 2012
Dica rápida: crie um caderno para pendências de 2013
Planilha para o menu semanal

 

  1. […] Organize a papelada. […]