ou

 

“Mães que trabalham” é redundância, mas mesmo assim achei que seria um título interessante para abordar aqui no blog. Seguem então algumas dicas para fazer a coisa funcionar:

1. Trabalhe quando o seu filho estiver dormindo. Sempre que ele tirar as suas sonecas durante o dia, trabalhe em suas listas.

2. Mantenha seus filhos ocupados enquanto estiverem acordados. Livros, brinquedos, irmãos e até tv são opções. Mas procure não entediá-lo deixando-o fazer a mesma coisa durante um dia inteiro. Tente sair ao menos uma vez com eles para respirar ao ar livre.

3. Tenha uma área de brincadeiras no seu home office. Deixe uma caixa com os brinquedos preferidos, um tapete quentinho, coisas assim. Dessa forma, você pode trabalhar enquanto eles estão perto de você.

4. Vez ou outra, peça para alguém olhar o(s) seu(s) filho(s). Uma babá, seu marido, uma amiga ou algum parente. Às vezes precisamos fazer algo que demanda atenção total, ou então temos uma reunião fora.

5. No máximo duas vezes por semana, trabalhe de noite, quando todos estiverem dormindo. Mas não faça isso todos os dias, pelo bem da sua saúde e sanidade mental.

6. Tenha portabilidade no seu trabalho – notebook, pastas, blocos de notas que podem ir com você a qualquer lugar. Assim você não se limita ao escritório.

7. Minimize distrações. Desligue tudo: celular, alerta de e-mails, relógio, tv, até campainha.

8. Gerencie as interrupções. Se você estiver no meio de um texto e precisar trocar uma fralda (acontece), escreva rapidamente uma ideia geral para não perder o ponto de onde parou.

9. Vista-se todos os dias, como se fosse sair de casa para trabalhar. Além de estar pronta caso precise fazer uma saída rápida, também não será pega desprevenida por visitas. Fora que dá um up. Procure fazer a maquiagem em 5 minutos também.

10. Planeje com antecedência. Não só seus projetos profissionais como a rotina da casa, deixando a mamadeira pronta poucos antes do horário de mamar, planejando um menu semanal, fazendo as comrpas de supermercado semanalmente com tudo o que precisa etc.

11. Organize o seu home office, deixando-o sempre limpo e pronto para o trabalho.

12. Seja uma mãe multi-tarefas. Apesar de sempre o mais aconselhável ser trabalhar em uma só tarefa, para ter foco, algumas tarefas que não demandam atenção exclusiva podem ser intercaladas, a fim de otimizar o seu tempo. Exemplo: responder e-mails enquanto o arroz está no fogo.

13. Mantenha sua casa organizada. Cuidar um pouco todos os dias é a melhor maneira de deixar sempre tudo certo.

14.  Divida as tarefas domésticas com seu marido e com as crianças, de acordo com cada idade.

15. Dê atenção aos seus filhos. Quando estiver alimentando-os, esteja presente. Quando contar uma história, ou quando conversar olhando no fundo dos seus olhos. Falta de tempo, como já sabemos, é desculpite. Os filhos crescem.

16. Cuide da rotina do(s) seu(s) filho(s) para garantir que ele(s) esteja(m) sempre bem alimentado(s), bem descansado(s) e bem-humorado(s).

17. Recompense seu(s) filho(s) pelo seu bom comportamento. Evite prêmios materiais, especialmente os caros, senão você estabelecerá um padrão difícil de manter depois. Serve fazer a sua sobremesa preferida, levar até a banca de jornal para comprar uma revista nova ou mesmo assistir um filme com a mamãe.

18. Tenha expectativas realistas. Você não conseguirá trabalhar sem interrupções. Programe-se.

19. Simplifique a sua vida. Doe, jogue fora, arranje itens de boa qualidade. E, o mais importante: faça menos coisas. Foque no essencial.

20. Recompense a si mesma. Afinal, você é mãe e ainda precisa trabalhar. Dê a si mesma pelo menos um momento no dia de presente ou algo que você realmente queira após atingir algumas metas estabelecidas por você.

Thais Godinho
Veja mais sobre:
No trabalho, O dia inteiro, Organizar
17
Inspiração: entrada organizada para receber as crianças quando chegam da escola
Sua família tem um plano de emergência?
Kit de sobrevivência para pais: 11 itens indispensáveis na hora de viajar com as crianças

 

  1. ? Mami Keka ? 06/08/2010

    >Nossa Thais adorei o post, em breve voltarei a trabalhar e será em casa, estou favoritando seu post para consultar assim que voltar a trabalhar. Preciso definitivamente organizar a minha casa!!!

  2. Vera Ferraz 06/08/2010

    >Tb adorei! Sou artesã e meu ateliê é em casa…complicadíssimo! Sem organização, não dá. Suas dicas são ótimas pra qualquer profissional, obrigada por compartilhar! Bjs

  3. Danielly Tiepo 06/08/2010

    >Nossa… acho q preciso tira o pc do quarto e ter um lugar proprio pra ele, assim fik mais facil trabalhar…E qto as crianças aproveitarei bem as dicas :)Adorei!

  4. Su 07/08/2010

    >Eu que já aplico muitas dessas dicas ainda tenho muitas mais para "afinar". É sempre bom rever e ler novas dicas.beijocas

  5. Lays 07/08/2010

    >Saí do meu emprego com 6 meses de gestação porque me mudei. Estou pensando em arrumar algo para trabalhar dentro de casa, mas ainda não consegui pensar no que. Uma pergunta, nada a ver: limpo meu quarto todos os dias, de acordo com a suas dicas daqui. Mas de uns dias para cá começaram a aparecer vários mosquitinhos (aqueles pequenininhos que dão em banheiro) no meu quarto. Não sei o que faço, passo alcool em tudo, jogo agua todos os dias. Pensei em comprar aqueles bactericidas mas como estou grávida e daqui dois dias o Miguel nasce, não sei o que faço. Espero que me ajude, se tiver alguma solução em mente. Beijos

  6. Rô! 12/12/2012

    Como só li isso hoje? Ótimo post!

  7. Danilo Soares 27/04/2014

    A dica 21 é deixar a louça para o maridao lavar quando chegar.

  8. Além de trabalhar com gesso, tenho meus negócios em casa e sei o quanto é importante ter um espaço só para isso!

  9. GEANCELMO 29/04/2016

    Parabéns, ótimas dicas fiquei impressionado porem me identifiquei com a dica 5 trabalhar quando todo mundo estiver dormindo. a noite fica tudo mas silencioso e calma para raciocinar e por em pratica tudo aquilo que você pensou durante o dia.

  10. Geroncio 03/05/2016

    Muito Bom Artigo, a dica 14 e muito boa e é feita aqui em casa nós somos em 3 pessoas casa tem uma responsabilidade para lidar. assim nimguém fica insatisfeito certo.

  11. RUI BARBOSA 04/06/2016

    Ótimo Post, Essas Dicas Valem Para Todas as Familiais Do Brasil. RECOMENDADO!

  12. Adriana 14/12/2016

    Ótima Dica, em tempos de crise essa é uma excelente opçaõ para trabalhar sem estress!

  13. Wesley Risutti 22/12/2016

    Gostei deste Artigo é muito difícil hoje em dia encontrar um artigo verdadeiro assim, mostrei pra minha mãe kkk e ela adorou as dicas. Obg !!
    As Muitas mães que trabalham em casa precisam disto, aprender a trabalhar em casa e até conseguir uma Renda pra ajudar.

  14. Adriano Lopes 03/01/2017

    Está de Parabéns Thais, seu blog é muito bonito.

  15. Sou mae e trabalho em casa! Muitos se enganam com a frase “trabalhar em casa”. É muito mais dificil do que imaginam! Você tem que conciliar tempo e produtividade com filhos, marido e tudo mais! ótimo artigo! amei!

  16. Beatriz 21/01/2017

    Muito boas dicas. Realmente as mães que trabalham tem um fardo a mais. Bom seria se não precisasse, mais a vida exige..